27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Sindicatos nascem para fortalecer economia da Serra

O Sindicato dos Lojistas do Comércio e o Sindicato dos Varejistas de Gêneros Alimentícios começam a funcionar efetivamente em dezembro

Por Marco Antonio Antolini

Duas novas entidades patronais foram criadas, em novembro, na Serra, para fortalecer o potencial econômico da cidade. O Sindicato dos Lojistas do Comércio e o Sindicato dos Varejistas de Gêneros Alimentícios vão fazer parte da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES). A partir do 14 de dezembro, iniciam oficialmente as suas atividades, data em que se concluem as formalizações jurídicas e legais.

- Continua após a publicidade -

Os dois sindicatos terão suas sedes no espaço Casa do Empresário Sérgio Rogério de Castro, mantida pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), localizado na Avenida Paulo Pereira Gomes, no bairro Morada de Laranjeiras. 

Nessa entrevista para ES BRASIL, o superintendente da Fecomércio-ES, Wagner Corrêa, afirmou que os dois sindicatos vão impulsionar o setor econômico, trazendo mais organização e dinamismo aos segmentos. De acordo com ele, já existem diretorias organizas para as duas entidades.  O Sindicato dos Lojistas do Comércio será presidido por Rogério Abranches Alcântara, que também participou desta entrevista, e o Sindicato dos Varejistas de Gêneros Alimentícios, por João Falqueto.

ES Brasil – Qual a importâncias destes sindicados para a Serra e o Espírito Santo?

Wagner Corrêa – Já não é segredo que a Serra é o município que mais cresce e com um potencial enorme, tanto no setor varejista quanto no lojista. Historicamente não havia uma representação organizada na cidade, e pelo tamanho, pela representatividade em relação ao Espírito Santo, é muito importante que exista essa organização local, até para entender as necessidades da região da Serra.  Além de legitimar o município que tem uma importância grande no cenário capixaba, dará voz às demandas customizadas do município.

– São sindicatos que já nascem fortes por causa do potencial da cidade?

Sim, mas não só por isso, também porque eles já nascem com parcerias muito robustas. Nascem com o apoio da Fecomércio e também com o apoio da Ases (Associação dos Empresários da Serra). A Ases vai, inclusive, abrigar as suas sedes.   Assim, haverá a possibilidade de um ambiente de debate das questões sindicais. Os sindicatos estarão muito juntos com a Ases e outros movimentos empresarias, como CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e outros movimentos que refletem as necessidades da categoria.  Então nasce forte não só por causa do seu potencial econômica, mas pelas parceiras consolidadas.

ES Brasil – O Sindicato dos Lojistas do Comércio da Serra vai representar mais de 10 mil empresas. Quais são as principais demandas do setor que o sindicato pretende atuar?

Rogério Abranches Alcântara (futuro presidente do Sindicato) – O trabalho do sindicato vai ser muito importante porque a Serra é um dos maiores municípios do Estado e hoje não há um sindicato patronal que represente o segmento, que possa tratar de todos os assuntos relacionados a ele junto ao poder público, junto à Fecomércio-ES. Precisamos desse sindicato para trabalhar questões que afetam o setor, a exemplo de segurança, transporte, questões trabalhistas, entre outras. Existe, portanto, a necessidade de uma coordenação para o bom funcionamento do segmento, para que ele possa conseguir crescer.

De que forma, o sindicato pode contribuir para a organização do setor?

A entidade chega para dar apoio para ao setor de comércio, dentro de um importante município que tem um PIB muito forte.  Hoje, o PIB do comércio representa 54% do PIB da Serra. Então é importante que exista essa oportunidade, de ter voz com as entidades e setores da nossa cidade para que possamos fomentar o crescimento, para crescer junto com a cidade. A nossa expectativa é muito boa, pois pretendemos crescer junto com a Serra, junto com o Espírito Santo.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA