25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Sicoob ES deve encerrar o ano com lucro recorde

Sicoob ES deve encerrar o ano com lucro recordeCooperativa de crédito deve fechar o ano de 2012 com lucro 27% superior ao desempenho alcançado em 2011.

O Sicoob Espírito Santo deve fechar o ano de 2012 com lucro de R$ 100 milhões, um resultado recorde para a instituição financeira, e que vai representar um aumento de aproximadamente 27% em relação ao desempenho de 2011.

- Continua após a publicidade -

“Esse crescimento mostra que os antigos e novos clientes estão concentrando suas operações financeiras no Sicoob, e, por isso, os resultados são cada vez mais expressivos”, afirmou o diretor-executivo do sistema de crédito cooperativo no Espírito Santo, Francisco Reposse Junior.

Mesmo com as fortes mudanças ocorridas no mercado financeiro nacional, com a redução das taxas de juros pelos bancos, a instituição tem conseguido imprimir um ritmo de crescimento positivo, superando os percentuais do ano passado, como destacou o diretor. No terceiro trimestre de 2012, o lucro do Sicoob ES somou R$ 29,1 milhões, uma alta de 40,6% em comparação ao mesmo período de 2011.

Diferenciais
“O Sicoob já tem como prática a comercialização de produtos e de serviços com taxas de juros e tarifas mais acessíveis em relação às demais instituições financeiras. E essas condições são oferecidas a todos os correntistas, sem distinção de perfil ou de volume de investimentos e movimentação financeira. O fato de o cliente ser dono do negócio justifica essa medida, pois procuramos beneficiá-lo com um atendimento personalizado”, disse Reposse.

Além disso, o diretor ressaltou que o Sicoob não compensa as taxas de juros baixas elevando o valor das tarifas de serviços, como estão fazendo os bancos, segundo informou o Banco Central.

Reposse frisou que, enquanto o mercado financeiro tem experimentado um cenário de alta inadimplência – o percentual se situou em 5,9% no terceiro trimestre deste ano, conforme dados do Banco Central -, no Sicoob o índice foi de apenas 1,24% entre julho e setembro últimos. “Além de realizarmos operações com segurança, damos toda atenção e tranquilidade para que o cliente consiga honrar seus compromissos com a instituição”, explicou.

Concorrência
Na opinião do professor da Ufes e especialista em políticas públicas Roberto Simões, as cooperativas de crédito precisam ampliar sua competitividade para aumentar a sua participação de mercado, pois o fato de os bancos aproximarem os juros dos já praticados pelo segmento deixou a concorrência mais acirrada. “As cooperativas devem diversificar os produtos oferecidos, melhorar a gestão e reduzir os custos internos”, disse Simões.

O especialista vai falar sobre as perspectivas econômicas para 2013 e os desafios para o cooperativismo de crédito em palestra que será promovida pelo Sicoob ES nesta terça-feira, dia 6. O evento, que reunirá diretores, gerentes e supervisores da instituição financeira, vai ser realizado no Hotel Golden Tulip, em Vitória, a partir das 10 horas.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA