As versões dos aplicativos estão disponíveis para download na Apple Store (iOS) e na Play Store (Android)
O Sicoob lançou dois novos aplicativos para facilitar o relacionamento dos clientes com a instituição financeira cooperativa. O objetivo é simplificar a entrada no sistema cooperativista, que vem registrando crescimento em função das taxas menores em relação às instituições financeiras tradicionais e da distribuição de resultados com os associados.
Os aplicativos proporcionarão facilidade no gerenciamento dos negócios e comodidade para os usuários, que conseguem fazer transações em qualquer lugar com acesso à internet. Por meio desta funcionalidade, a instituição financeira cooperativa pretende se aproximar do público que ainda não conhece o modelo de economia compartilhada.
O primeiro aplicativo é o Sicoob Faça Parte, que permite a associação e a abertura de contas por meio do celular. Dessa forma, o cooperado passa a compor o quadro social da cooperativa, podendo utilizar os canais digitais e usufruir os produtos e serviços tipicamente bancários. Além disso, adquire o direito de participar dos encontros de prestação de contas, realizados anualmente, e de ter seu capital remunerado, por exemplo.
Para o diretor de tecnologia do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior, “a inclusão de pessoas físicas no Sicoob de forma remota propicia o acompanhamento e o atendimento das necessidades dos cooperados que não têm disponibilidade para ir à agência”.
Já o Sicoob Conta Fácil permite o uso dos produtos e serviços do Sicoob sem a necessidade de associação. “Esta ferramenta serve para os usuários conhecerem e utilizarem o sistema cooperativista, de forma descomplicada”, destaca Vilaça Júnior.
Vilaça enfatiza que os dois lançamentos estão abrangidos no planejamento de tecnologia da informação deste ano, setor cujos investimentos estão orçados em R$ 263 milhões em nível nacional e em R$ 21 milhões no Espírito Santo. Na última aferição (maio/2017), o celular representava 40% de todas as operações do Sicoob.