O setor de serviços no Espírito Santo também apresentou bom desempenho frente a outubro passado, +10,8%
Por Amanda Amaral
O setor de serviços no Espírito Santo cresceu 9,6% entre janeiro e outubro se comparado ao mesmo período de 2021. Esse resultado está acima do patamar nacional (8,7%). O crescimento no período foi puxado pelo segmento serviços prestados às famílias (25,85%), que engloba cabeleireiros, academias, bares e restaurantes, entre outros.
As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com tratamento e análise da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES).
O segmento outros serviços (14,5%) foi o segundo a apresentar o melhor desempenho entre janeiro e outubro. Ele inclui atividades de manutenção e reparação de veículos, manutenção de computadores, serviços de coleta de lixo e limpeza, entre outros. Serviços de informação e comunicação (-0,1%) foi o único a apresentar retração no período.
Demais bases de comparação
Vale destacar que na comparação entre outubro de 2022 e de 2021, também houve crescimento do setor de serviços no Espírito Santo (+10,8%). Na mesma base de comparação, o Brasil apresentou crescimento de 9,5%.
Porém, seguindo a tendência nacional, que apresentou queda frente ao mês imediatamente anterior de 0,6%, em outubro também houve retração do índice no Estado (-0,7%), mesmo após a alta em setembro de 2,5%. Ainda assim, destaca a Fecomércio-ES, está em um nível 19% acima de fevereiro de 2020, antes da pandemia da Covid-19.
Impactos da inflação

“Essa volatilidade, na avaliação da assessoria econômica da Fecomércio-ES, se deve ao fato de que, embora a retomada do mercado de trabalho e os pagamentos de auxílios de renda tenham fornecido um suporte importante, a desaceleração da inflação nos últimos meses ainda não gerou impactos efetivos na economia real, o que reflete no consumo da cadeia de serviços”, explica a análise da entidade.
A Fecomércio-ES ressaltou que, por outro lado, as festividades de fim de ano, as férias escolares e o pagamento do 13º salário poderão ser incentivos para um fechamento positivo do setor de serviços em 2022.
A Pesquisa Mensal de Serviços investiga a receita bruta de serviços nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, que desempenham como principal atividade um serviço não financeiro, excluídas as áreas de saúde e educação. Os dados são divulgados pelo IBGE com defasagem de dois meses e poderão sofrer atualizações na próxima divulgação.
Desempenho do setor de serviços no Espírito Santo em outubro deste ano:
Out. de 2022/Out. de 2021 – +10,8%
Out. de 2022/Set. de 2022 – -0,7%
Out. de 2022/Jan. de 2022 – + 9,6%
Desempenho dos segmentos em dez meses:
Serviços prestados às famílias – +25,8%
Serviços de informação e comunicação – -0,1%
Serviços profissionais, administrativos e complementares – +10,7%
Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio – +11,1%
Outros serviços – +14,5%
Fonte: Pesquisa Mensal de Serviços de outubro de 2022.