Essa é a quarta edição do ranking da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas te Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC)
Por Rafael Goulart
Na última sexta-feira (21), a Abep-TIC divulgou os resultados doa avaliação Prêmio Índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2023 e o Espírito Santo ficou com o 10º lugar do ranking.
Essa é a quarta edição do ranking da Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas te Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC).
A apresentação dos resultados aconteceu no Windsor Plaza Brasília e reuniu diretores técnicos, administrativos, financeiros e jurídicos de empresas públicas de TC de todo o país, além de autoridades dos três poderes dos estados e do DF.
O objetivo do evento é “medir o nível de maturidade digital dos estados e compor, por meio de indicadores, o pilar de eficiência da máquina pública, que integra a avaliação feita para o Ranking de Competitividade dos Estados, realizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP)”, esclarece a organização.
Ainda de acordo com a Abep-Tic, o processo até o resultado final é dado após cinco etapas de avaliação que observam três dimensões dos serviços: Capacidade para oferta digital do serviço; oferta de serviços digitais e Normatização sobre Modernização para a Oferta de Serviços Públicos.
O presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), Marcelo Cornélio, avalia como positivo o desempenho no ranking da Abept-TIC.
“Com certeza, esse resultado é fruto não apenas do trabalho do Prodest, mas também do esforço da SEG, da Seger e de outros órgãos em tornar os serviços digitais mais acessíveis aos cidadãos. Temos que continuar nos empenhando em consolidar cada vez mais a transformação digital no setor público”, enfatizou Cornélio.