20.9 C
Vitória
sábado, 15 junho, 2024

Serra abre inscrições para cursos gratuitos de impressão 3D, realidade aumentada e drone

Com foco na capacitação de empreendedores, a Prefeitura da Serra abriu inscrições para cursos gratuitos de Impressão 3D, Realidade Aumentada e Drone

Por Rafael Goulart

A prefeitura da Serra abriu vagas para cursos de Impressão 3D, Realidade Aumentada e Drones. A proposta tem foco em capacitar empreendedores na utilização de ferramentas de gestão.

- Continua após a publicidade -

Os interessados podem se escrever no link: https://linktr.ee/inovavila.ifes_

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os projetos Polo Inova Serra e Espírito Santo Empreendedor.

“É uma excelente oportunidade para o empreendedor serrano inovar em seus negócios aprendendo novas tecnologias”, disse Michele Rudio, Diretora de Projetos de Inovação, Ciência e Tecnologia da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit). 

Confira os dias e horários dos cursos oferecidos:

  • Sábado (12) – Realidade Aumentada, das 9h às 17h
  • Sexta (18) – Impressão 3D, das 9h às 17h
  • Sábado (26) – Realidade Aumentada, das 9h às 17h
  • Sábado (26) – Drone, das 9h às 15h
  • Sábado (02/09) – Drone, das 9h às 15h

11 drones já atuam nas prefeituras da Grande Vitória

Nos últimos anos, o mundo vivenciou uma popularização dos drones – objetos voadores controlados por controle-remoto.

A tecnologia que primeiro caiu no gosto de aventureiros e exploradores em busca de belas imagens, hoje é uma grande aliada da vigilância pública, seja no combate à crimes, na ajuda em situações de emergências – como desabamentos – ou no auxílio a fiscalização.

Em Vitória, a prefeitura utilizou drones para buscar pontos de foco do mosquito da dengue. A tecnologia foi fundamental para localizar criadouros em locais de difícil acesso.

Já a Secretaria de Meio Ambiente da Serra já fez a aquisição de dois drones para fazer um levantamento fotográfico aéreo do município e auxiliar na fiscalização ambiental e de saneamento.

Ainda na Serra, A Secretaria de Defesa Social (Sedes) está com licitações em andamento para a compra das aeronaves remotas para a Defesa Civil, para o Departamento de Trânsito e para a Guarda Municipal.

A prefeitura de Vila Velha já conta com sete drones: quatro estão com a Guarda Municipal, um com a defesa civil, um com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Mobilidade e outro com a Secretaria de Comunicação.

Os drones da Guarda de Vila Velha são equipados com sensores térmicos e por isso são muito usados no monitoramento de espaços públicos no período noturno. Os equipamentos também são utilizados para auxiliar em operações de busca e salvamento.

A prefeitura de Viana também adquiriu um drone que é usado pela Guarda Municipal na fiscalização de trânsito e de áreas com maiores índices criminais.

Já o Departamento de Defesa Civil faz fiscalização com o equipamento visando fiscalizar e monitorar de áreas consideradas de risco.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA