Semana Tecnológica do Agronegócio apresenta novidades em Santa Teresa

O evento, considerado a maior feira do agronegócio cooperativista do Espírito Santo, segue até o próximo sábado (20) e conta com uma programação variada

O município de Santa Teresa, na região serrana do Estado, recebe até o próximo sábado (20), a quinta edição da Semana Tecnológica do Agronegócio (STA). O evento, realizado pela Cooperativa Agropecuária Centro Serrana (COOPEAVI), pelo Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (SICOOB), pelo Sistema OCB-SESCOOP/ES e pela Syngenta, reúne diversas novidades para os produtores rurais capixabas, difundindo o conhecimento e se transformando em um importante lugar de geração de negócios.

A apresentação de painéis com trabalhos técnicos/científicos, produzidos por estudantes, pesquisadores e profissionais atuantes no campo são alguns dos grandes destaques da feira. Foram recebidos diversos trabalhos pela organização, dos quais onze foram selecionados para serem apresentados ao público. “Essa é uma iniciativa para aproximar o conteúdo acadêmico do homem do campo, com uma linguagem mais simples estamos compartilhando conhecimento”, afirma o presidente da Comissão Científica da STA, o Dr. José Roberto Gonçalves.


A Semana Tecnológica do Agronegócio conta ainda com workshops teóricos e práticos para estreitar o conhecimento do produtor rural, como a prática da automação em irrigação de forma simples e eficiente. “Hoje nós temos diversos equipamentos que atendem de pequenos a grandes produtores rurais. Esses processos de irrigação acontecem de forma autônoma, ou seja, dispensa a intervenção humana, além de utilizar a água de maneira equilibrada e personalizada para cada tipo de plantação”, disse Zenilton Brito, engenheiro de aplicação da Azud.

A facilidade na realização de negócios também pôde ser vista junto ao casal de produtores rurais Teresinha Comper Lima e José Jorge Lima (na foto), que adquiriram insumos agrícolas para a propriedade em Rio Santinho, em Santa Teresa. O ambiente facilitador, os juros atrativos e a rapidez para fechar contratos foram os pontos fundamentais para que os clientes saíssem satisfeitos.


“Se esse casal não estivesse na feira, essa negociação duraria em torno de 10 dias pelo menos, pois seria necessária a apresentação da proposta, a espera pela aprovação e alguns outros trâmites. Aqui, eles gastaram cerca de 15 minutos”, explica a gerente da agência Sicoob de Santa Teresa, Liliane Perini.

Aqueles que foram até o local também poderão ver de perto exposições de animais, genética e máquinas; premiação do concurso de qualidade de café; e eleição do melhor ovo do Espírito Santo. O evento conta ainda com a presença de palestrantes como o comentarista da Rádio CBN, Carlos Alberto Júlio, e o senador Álvaro Dias; além de representantes da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), do Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF), entre outros participantes, que irão falar sobre a previsão de safra da cafeicultura do Espírito Santo. 

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome