27.1 C
Vitória
segunda-feira, 2 DE dezembro DE 2024

Selo reforça a qualidade e procedência dos produtos do ES

Empresas capixabas de diversos segmentos da indústria aderiram à marca criada pela Findes para valorizar os produtos fabricados, o que trouxe resultados

Por Fábio Gabriel

Nos dias atuais, em que notícias de produtos fraudulentos ou de procedência duvidosa são frequentes, saber que o que está sendo comprado tem total responsabilidade e cuidado em todo o processo de produção é de extrema importância. E os produtos capixabas têm ganhado lugar de destaque dentro e fora do país por conta do padrão de qualidade e segurança, grau de inovação ou experiência de consumo apresentados.

Com o objetivo de valorizar ainda mais esta cadeia de indústrias locais, do fermento ao cimento, a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) criou o Selo Produto 100% Capixaba, que desde 2020 é um importante símbolo de qualidade e boa procedência para produtos feitos no Estado.

A iniciativa, lançada durante a pandemia a partir da demanda de indústrias de alimentos e bebidas, tem fortalecido a identidade local no varejo e criado uma marca para que os consumidores possam identificar rapidamente produtos de origem capixaba. “O selo surgiu como uma ferramenta para identificar o que é genuinamente da nossa terra e criar uma marca forte, fomentando a competitividade da indústria local e gerando emprego e renda”, afirma o gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, Fábio Dias.

- Publicidade -

E o que começou a ser usado primeiramente por empresas de alimentos e bebidas, se estendeu a todo setor industrial capixaba. “Isso foi uma solicitação do setor para que fizéssemos algo que identificasse o produto. A ideia era mobilizar a sociedade capixaba na valorização dos produtos produzidos aqui”, informou.

Reconhecimento

Com o uso do selo, empresas capixabas de diferentes segmentos passaram a perceber um impacto positivo em suas marcas e na conexão com os consumidores. Bruno Giestas, diretor comercial da Real Café, empresa que fabrica o Café Cafuso e foi uma das pioneiras na adesão ao selo, destaca o orgulho da marca em exibir sua origem capixaba. “Queríamos mostrar ao consumidor que somos capixabas com orgulho, que nossos produtos são feitos por capixabas para capixabas”.

Além de fortalecer a identidade local, a adesão ao selo trouxe um impacto positivo na valorização da marca Cafuso e no carinho dos consumidores, segundo Giestas. “Conseguimos sim perceber um impacto no valor da marca Cafuso e de seus produtos. Pudemos identificar um aumento deste apego e do carinho que o consumidor tem pelo Cafuso. Eles ficaram ainda mais satisfeitos quando certificamos os produtos com o Selo Produto 100% Capixaba”, comemorou.

LEIA MAIS
appy_zona_franca_reforma_tributária Tributária deve manter benefícios da Zona Franca, diz Appy - 'A regulamentação da reforma tributária deve estabelecer mecanismos que mantenham a competitividade da Zona Franca de Manau', disse o secretário
Queda de para-raios motivou estrondo na área da ArcelorMittal Tubarão Queda de para-raios motivou estrondo na área da ArcelorMittal Tubarão - Empresa informou que o incidente causou o blecaute e o posterior deslocamento de ar dos altos-fornos, mas sem vítimas ou danos ambientais

E como seria possível o consumidor localizar esse produto diante dos outros? Nesse viés, Dias explicou a estratégia de publicidade. “Fizemos uma ação de marketing, para que pudéssemos mostrar na hora que o consumidor entrasse no supermercado, a identificação do produto na gôndola. Assim, o cliente pode optar pela compra do produto feito aqui no Estado” explicou. A ação de marketing realizada pela Findes para promover o selo incluiu estratégias de visibilidade nos pontos de venda, o que permitiu aos consumidores reconhecer e optar mais facilmente por produtos capixabas nas prateleiras. Esse trabalho ajudou a expandir a adesão para além do setor de alimentos e bebidas: empresas de vidro, vestuário, materiais de construção e reciclagem também aderiram à marca Produto 100% Capixaba. “Tivemos uma boa aceitação. Com isso, outros sindicatos, vendo o resultado positivo, pediram também para que os produtos de suas empresas tivessem acesso ao selo”, relatou Dias.

Selo reforça a qualidade e procedência dos produtos do ES
Rafael Ribeiro, diretor-presidente da Viminas, conta que o selo trouxe para a empresa ainda mais confiança e credibilidade no mercado.

A Viminas, referência no setor de vidros especiais, aderiu ao selo com o objetivo de reforçar sua credibilidade e identidade regional. “Somos uma empresa genuinamente capixaba, e o selo vem ao encontro dos nossos valores e da nossa conexão com o Espírito Santo”, explica Rafael Ribeiro, diretor-presidente da Viminas. Segundo Rafael, o selo vai ao encontro do valores Viminas. “Somos uma empresa que, além de oferecer produtos de qualidade, está sempre em busca de proporcionar à equipe boas condições de trabalho e desenvolvimento, com compromisso ambiental e social”, disse.

Como garantir o selo

Para conquistar o selo, as indústrias precisam cumprir uma série de critérios, como localização no Espírito Santo, serem associadas ao seu respectivo sindicato, ter boas práticas trabalhistas e sanitárias, além de manter compromisso com a responsabilidade social e ambiental. “Muitos capixabas ainda não sabem que produzimos bastante coisa boa por aqui, e de muito valor, com preço acessível e com qualidade”, ressalta Fábio Dias, destacando o papel do selo em aumentar a visibilidade da produção local.

A inserção do selo nas embalagens é gratuita. Mais informações sobre o regulamento de adesão podem ser encontradas no site seloprodutocapixaba.com.br.

Benefícios da compra

Além de fortalecer as marcas, o Selo Produto 100% Capixaba também beneficia a economia estadual ao promover o consumo interno e a geração de empregos. Com mais de 19 mil indústrias e uma contribuição de 38% para o PIB do Espírito Santo, o setor industrial desempenha papel essencial no desenvolvimento do Estado.

Selo reforça a qualidade e procedência dos produtos do ES
Segundo Fábio Dias, gerente de Desenvolvimento e Competitividade Industrial da Findes, selo começou no setor alimentício e se estendeu a outras áreas

Com o selo, a Findes acredita estar contribuindo para um futuro mais promissor e sustentável para a indústria local e para o consumidor, que cada vez mais reconhece e valoriza a qualidade dos produtos feitos no Espírito Santo. A expectativa é de que o selo continue a fortalecer o setor, promovendo identidade e orgulho capixaba.

O mercado capixaba comemora e avalia de forma positiva a consolidação do selo nos produtos. “Nós vamos continuar com o selo em nossas embalagens e em todo nosso material de comunicação. Atualmente, ele garante uma informação importante que deve ser sempre levada ao consumidor, o que tem ajudado a indústria a mostrar o valor de sermos capixabas e os impactos positivos que o segmento traz para o Estado”, contou Giestas, da Real Café, entusiasmado com o futuro do selo. Fábio Dias reforça que valorizar os produtos locais é fundamental para a sustentabilidade da indústria. “O consumidor precisa entender que, valorizando as empresas da sua região, ele ajuda a
mantê-las no mercado, promovendo crescimento e desenvolvimento contínuos.” 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA