23.8 C
Vitória
quinta-feira, 9 maio, 2024

Secult lança edital para gestão do Parque Casa do Governador

Novo modelo de gestão do espaço de convivência é uma das iniciativas do governo estadual para a modernização do parque na Praia da Costa

Por Otávio Gomes

Assim como a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), o Parque Cultural Casa do Governador passará a ter uma gestão compartilhada com uma Organização da Sociedade Civil (OSC). A Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES) publicou um edital de chamamento público para selecionar quem será o parceiro na administração do espaço de cultura e lazer localizado na Praia da Costa, em Vila Velha.

- Continua após a publicidade -

As inscrições estão abertas e seguem disponíveis no site da Secult, neste link, até o dia 26 de fevereiro. Podem participar OSCs que possuem finalidade educativa e cultural, além de qualificação comprovada nas áreas de museologia, artes visuais e inovação. Vale ressaltar que as organizações interessadas em participar do certame devem se cadastrar previamente na plataforma on-line Mapa Cultural ES.

Em momento posterior, a Secult vai analisar propostas educacionais com foco na promoção de áreas vinculadas à arte e cultura, como história, meio-ambiente e tecnologia.
A iniciativa será custeada pelo orçamento da secretaria, em conjunto com recursos do Parque Cultural Casa do Governador, somando R$ 4.734.608,37 previstos no Termo de Colaboração entra as duas instituições. A verba vai se destinar a formação e capacitação dos novos gestores, com o desenvolvimento de cursos, oficinas, encontros, performances, ações educativas, convivências entre outras atividades.

Após a consolidação do novo modelo de gestão, o parque passará a funcionar de terça a domingo, das 8h até às 17h. Segundo o Governo do Estado, a parceria será um novo passo para a expansão das atividades de Parque.

“Desde a inauguração do Parque Cultural Casa do Governador, temos recebido pedidos para expandir as atividades e o número de dias abertos à visitação. Com essa parceria, vamos fortalecer esse importante espaço, ampliando e diversificando ainda mais sua programação, garantindo acesso a um público maior, não apenas com atividades culturais, mas também com ações de formação variadas e de sustentabilidade, ativando todos os elos do projeto: arte, história e meio ambiente”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.

Obras no espaço

Parque costuma receber pequenos shows e atividades culturais
Parque Cultural Casa do Governador costuma receber pequenos festivais culturais com entrada franca. Foto: Secult/ Divulgação

Para o desenvolvimento das atividades de convivência no espaço, a Secult-ES prevê a criação de uma recepção, área administrativa, miniauditório multifuncional, concha acústica e dois mirantes. Ainda deve ser decidido se a execução das obras infraestruturais para a criação desses novos equipamento ficarão a cargo exclusivo da administração pública ou em parceria com empresas do setor privado, seguindo as diretrizes do Comitê de Governança do Parque Cultural Casa do Governador.

“Esse modelo de gestão vai proporcionar mais dinamismo e a realização de ainda mais ações no parque. Além disso, agrega a experiência da OSC, trazendo novos projetos e abordagens inovadoras, sempre visando à promoção da diversidade e ao acesso à cultura, envolvendo a população e incentivando a integração do parque na vida cultural da cidade Vila Velha e do Espírito Santo”, complementa Noronha

O que é o Parque Cultural Casa do Governador?

O Parque Cultural Casa do Governador fica na Residência Oficial do Governo do Estado, na Praia da Costa. Desde maio de 2022, o espaço é utilizado para a exposição da produção cultural local de forma gratuita, sendo a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo.

O parque reúne 26 obras, entre peças permanentes e temporárias que abrangem esculturas, instalações e site-specifics. O espaço é formado por uma área de 93 mil metros quadrados e a estrutura é mantida pela Secult-ES e pela Secretaria de Governo (SEG). Em seu primeiro ano de funcionamento, o parque recebeu mais de 16 mil visitantes em uma série de eventos culturais, além de sua exposição permanente ao ar livre.

*Estagiário sob supervisão de Erik Oakes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA