27.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Samarco apresenta projeto de MDL

Samarco apresenta projeto de MDLCada vez mais presente nas pautas de discussões entre diversos setores da sociedade, o fenômeno do aquecimento global é assunto constante na gestão ambiental da Samarco, que, de forma pioneira, vem desenvolvendo projetos de redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), segundo os critérios do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), instrumento criado a partir do Protocolo de Kyoto com objetivo de contribuir para o cumprimento das metas globais de redução de emissão. A empresa apresentou sua estratégia de gestão de emissão de GEE durante o III Simpósio do Mercado de Crédito de Carbono, que aconteceu na última semana em Vitória.

O gerente de Meio Ambiente da Samarco, Paulo Cezar de Siqueira Silva, apresentou as ações desenvolvidas pela empresa, que resultaram, no final de 2010, na obtenção do registro do projeto de MDL pela Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas. Trata-se do projeto de substituição do óleo combustível pelo gás natural no processo de queima dos fornos de pelotização de três usinas, localizadas na planta industrial de Anchieta (ES). Com a mudança, realizada no segundo semestre do ano passado, a empresa deixará de emitir o equivalente a 160 mil toneladas de gás carbônico por ano

- Continua após a publicidade -

O volume de 160 mil toneladas de gás carbônico que deixará de ser emitido pela Samarco anualmente poderá gerar receitas de até US$ 2,5 milhões por ano com a venda de créditos de carbono.

P4P terá neutralização de emissões de GEE

Outra iniciativa pioneira, apresentada pela Samarco, é a neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE), que ocorrerão em função das atividades realizadas durante a implantação do Projeto Quarta Pelotização (P4P). É o primeiro projeto deste porte no Brasil com um plano de neutralização de suas emissões. Ao longo dos três anos de instalação da quarta usina serão investidos cerca de R$ 2 milhões na carboneutralização de aproximadamente 152 mil toneladas de CO2eq.

Para viabilizar o programa, a Samarco produziu um inventário de emissão de GEE do P4P, que traz informações para definir a melhor maneira de neutralizar as emissões dos gases. A estratégia adotada será carboneutralizar parte das emissões com o plantio de árvores e parte por meio da compra de créditos de carbono de outros projetos. A empresa acredita na perenidade de seu negócio e tem como premissa buscar resultados que sejam sustentáveis e contribuam para a preservação do meio ambiente.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA