Rodada de negócios reunirá mão de obra e contratantes na Findes

Uma rodada de negócios diferente promete movimentar o setor capixaba de marcenaria. Ao invés de empresas compradoras e fornecedoras, como geralmente ocorre, o encontro será entre profissionais recém-formados e o mercado de trabalho. É o que vai acontecer na 1ª Mostra de Protótipos de Mobiliário do Espírito Santo, marcada para a próxima segunda, dia 25 de julho, às 19 horas, na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).

O evento será promovido pela Agência de Negócios da Marcenaria Capixaba, do Sindmadeira – Sindicato das Indústrias da Madeira e Atividades Correlatas em Geral da Região Centro Sul do Espírito Santo. Na ocasião, as 11 empresas que compõem a Agência conhecerão as ideias de 40 alunos recém-formados em design pela Faesa. O objetivo é atender duas demandas: a dos empresários, por novos profissionais, e a dos recém-formados, que estão procurando seu primeiro emprego. Hoje, o setor reúne 801 indústrias no Estado, gerando cerca de 5 mil empregos.

Na ocasião, serão apresentadas as tendências do último Salone Internazionale del Móbile (iSaloni), em Milão, que inspiraram as criações dos alunos. “A tendência para o design são peças retrô, com inspiração no estilo de vida das décadas de 50, 60 e 70. Além disso, o uso de materiais ecologicamente sustentáveis está em alta: é comum a reutilização de resíduos do couro, por exemplo”, afirma o coordenador geral da Agência de Negócios da Marcenaria Capixaba, Nicola Brazolino.

Workshop

De acordo com o designer Ludson Zampirolli a mostra de protótipos terá três momentos distintos. O primeiro será o workshop “Missão à Milão”, que analisará as tendências observadas pela missão empresarial que foi a Itália para participar do iSaloni. “Como resultado das missões feitas à Milão, algumas marcenarias do Espírito Santo já incorporaram o uso de novas tecnologias, novas técnicas, apresentando novas soluções aos arquitetos e designers, e gerando novos modelos de negócios até em outros Estados e Países”, ressalta Zampirolli.

Em seguida, haverá o workshop “Milão x Londres x Brasil”, onde serão apresentadas as etapas para o desenvolvimento de protótipos e os novos desafios da “Marcenaria Capixaba – Feito à Mão”, um projeto da Agência da Marcenaria Capixaba, com apoio do Sindmadeira e Sebrae/ES.

Por fim, haverá a mostra com os protótipos desenvolvidos por alunos do curso de Design de Interiores da Faesa, na disciplina prototipia, ministrada pelo próprio Zampirolli.

Programação

18h às 18h40 – Workshop: “Missão à Milão” e “Milão x Londres x Brasil Design”
19h às 22h – Mostra de Protótipos

 

Conteúdo Publicitário

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Favor insira seu nome