Evento reuniu 422 participantes que debateram também desafios e oportunidades da transição energética e das operadoras independentes
Por Kikina Sessa
Com 60 empresas participantes, entre âncoras e fornecedores, a rodada de negócios promovida pela Rede Petro ES no 3º Seminário de Óleo, Gás e Energia no Norte Capixaba vai movimentar cerca de R$ 30 milhões em transações futuras, segundo avaliação do vice-presidente da associação, Rafaele Cé. Durante o evento, realizado em São Mateus, as empresas participaram das reuniões, fortalecendo investimentos no setor e impulsionando a economia regional.
“São Mateus já tem um histórico no setor de petróleo e gás bem antigo, foi onde começou a exploração no Espírito Santo. Hoje a cidade está preparada para a atração de novas indústrias e um evento deste tamanho é muito importante, contribui muito para isso. Tem empresas aqui de todos os tamanhos e de diversas partes do Estado e do Brasil”, disse o prefeito de São Mateus, Marcus Batista.
O evento reuniu 422 participantes, na quinta-feira (13), e a programação contou com dois painéis temáticos com foco na sustentabilidade e desenvolvimento do setor. Os palestrantes abordaram os desafios e oportunidades da transição energética e das operadoras independentes, apontando caminhos promissores para os próximos anos.
Ônibus elétricos da Marcopolo
Rodrigo Fogueral, engenheiro da Marcopolo, falou sobre mobilidade sustentável e a implementação de ônibus elétricos e híbridos no país. A empresa apresentou no Seminário um novo modelo de ônibus elétrico, que será submetido a testes de qualidade em São Paulo. A previsão é de que a partir do segundo semestre de 2025, toda a produção do ônibus passará a ser na planta de São Mateus. A fábrica está sendo ampliada para receber a linha de produção.
“O ônibus elétrico e o Chassi Euro 6, que terá menor emissão de CO2, serão fabricados 100% em São Mateus. A planta está muito bem montada no município, com tecnologia de última ponta. Para 2025, meados de junho ou julho, a expectativa é de que já esteja rodando ônibus elétrico na cidade”, destaca.
O papel do Gás Natural no desenvolvimento do Espírito Santo
O Espírito Santo se destaca no cenário nacional como um dos principais estados na comercialização e distribuição de gás natural. Atualmente, lidera o mercado livre de gás no Brasil, com 82% do volume total negociado diretamente entre fornecedores e consumidores industriais. Esse protagonismo reforça o papel estratégico do estado na matriz energética nacional e impulsiona investimentos no setor.

Durante o Seminário, o CEO da ES Gás, Fabio Bertollo, destacou a importância da expansão da infraestrutura de distribuição para atender à crescente demanda por energia, especialmente no interior do estado. A ampliação da rede de gás natural e biometano no Espírito Santo tem potencial para atrair novas indústrias e fortalecer o desenvolvimento econômico da região. Ainda de acordo com Fábio, com o avanço da infraestrutura, novos polos industriais podem se beneficiar do fornecimento contínuo e seguro de gás natural.
Atualmente, a ES Gás já investiu mais de R$ 126 milhões no Espírito Santo, com uma rede de distribuição que se estende por 590 km. O estado possui reservas significativas de gás natural, totalizando 36,2 bilhões de m³, além de um grande potencial para a produção de biometano, estimado em 1,8 milhão de m³.


A empresa tem apostado em novas tecnologias e projetos voltados para a transição energética, promovendo o uso do gás como um recurso essencial para o crescimento sustentável do estado.
“Nosso grande propósito no ES são os corredores sustentáveis, integrando nossa rede de fora a fora, com preferência por parceiros locais, qualificar mão de obra e investir na integridade da rede existente. Queremos triplicar o consumo de gás natural nos
próximos dez anos. Vemos um cenário que é muito promissor para os investimentos”, afirma Fábio.