20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

Risco alto: Vitória volta a ter restrições em escolas e comércio

O município de Vitória voltou para o risco alto para contágio da covid-19 e, com isso, teve mudanças no funcionamento de escolas, bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais da capital.

Por Munik Vieira

O novo mapa de risco foi divulgado pelo Governo do Espírito Santo na última sexta-feira (28), e entrou em vigor hoje (31). Viana é a única cidade da Grande Vitória classificada em risco baixo.

Vale ressaltar que Vitória esteve, durante as duas últimas semanas, classificada no risco moderado, tendo o funcionamento de atividades mais flexível. Porém, nesta semana, o município passa às restrições classificadas como risco alto.

Funcionamento em risco alto

Nas cidades em risco alto, como é o caso da Grande Vitória – com exceção de Viana -, o comércio de rua funciona das 10 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 10 às 14 horas aos sábados. Aos domingos, permanece fechado. Já os shoppings centers podem abrir das 12 às 20 horas de segunda a sexta-feira, e das 12 às 16 horas aos sábados. Aos domingos, ficam fechados.

Restaurantes funcionam das 10 às 20 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados, das 10 às 16 horas. Viagens intermunicipais interestaduais são realizadas com 75% da capacidade e os ônibus do Transcol rodam de segunda a sábado, das 5h às 22h. Aos domingos e feriados, só embarcam profissionais da saúde.

Na educação, as atividades presenciais estão autorizadas apenas para a educação infantil e fundamental I. Nos demais níveis, é autorizado o atendimento presencial, porém de maneira individual. Os demais estudantes devem permanecer com aulas online.

Funcionamento em risco moderado

Estabelecimentos comerciais nas cidades de risco moderado podem funcionar sem limite de horário. Entretanto, algumas regras precisam ser seguidas, como a obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento social em filas.

Bares, lojas de conveniência e distribuidoras de bebidas alcoólicas de segunda a sábado, até as 22h, e aos domingos até as 16h.

Educação: aulas presenciais estão liberadas nas escolas municipais, estaduais e particulares para ensino infantil, fundamental, médio e superior.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade