22.1 C
Vitória
sexta-feira, 3 dezembro, 2021

Rio capixaba passa de regular a bom no relatório da SOS Mata Atlântica

Relatório divulgado nesta segunda (22), dia Mundial da Água, mostra qualidade da água em 130 localidades do bioma brasileiro, incluindo um rio do Espírito Santo

Uma análise feita nos rios brasileiros pela organização não governamental SOS Mata Atlântica mostrou que o Rio Biriricas, que passa pela comunidade de mesmo nome em Domingos Martins, passou de qualidade regular da água à boa entre 2020 e 2021.

O relatório Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica divulgou, nesta segunda-feira (22), informações sobre 130 pontos de coleta. O Rio Biriricas foi o único corpo d’água analisado no Estado.

Dos dez pontos que melhoraram de condição alcançando o índice de qualidade de água boa, cinco estão próximos de áreas protegidas ou com mata nativa, incluindo o rio capixaba. Já em 75 locais de coleta houve estabilidade nos indicadores, mesmo com variações climáticas intensas nos períodos de seca e chuva.

Segundo a SOS Mata Atlântica, no ciclo de 2020 a 2021, 95 (73,1%) apresentaram qualidade regular da água. Em 22 (16,9%) e qualidade é considerada ruim e 13 (10%) estão em boa condição. Não há pontos com qualidade de água ótima ou péssima.

Segundo o Retrato da Qualidade da Água nas Bacias Hidrográficas da Mata Atlântica, divulgado hoje (22), dos 95 pontos fixos de monitoramento, em que é possível fazer um comparativo com o período anterior (2019-2020), houve variações expressivas em 20 pontos.

Segundo os analistas da SOS Mata Atlântica, é possível destacar a tendência de melhoria na qualidade ambiental de rios e córregos urbanos em 2020 devido aos índices de coleta e tratamento de esgoto e do isolamento social que resultou na redução de fontes de poluição.

O relatório indica que, dos dez pontos que melhoraram de condição alcançando o índice de qualidade de água boa, cinco estão próximos de áreas protegidas ou com mata nativa. Entre eles estão os rios Pratagy, em Alagoas, Biriricas, no Espírito Santo, o Córrego Bonito, na cidade de mesmo nome, em Mato Grosso do Sul.

Com informações da Agência Brasil.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade