28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Em tempos de crise, reinventando o RH

Há tempo o RH vinha deixando de ser operacional para ocupar um lugar estratégico dentro das organizações

Estamos passando por um momento único na história, pessoas em casa, mercado econômico praticamente parado, empresas tendo que se reinventar a cada dia para se manterem vivas.

E como ficam, nisso tudo, os RH’s? Nunca se exigiu tanto de uma área, como está sendo esse período que estamos vivendo nesses dias, tendo que adaptar seus processos para a nova realidade, em tempo recorde. Pensar em estratégias de manter as empresas, as pessoas, a saúde do trabalhador, os empregos, os processos dentro da legalidade, etc.

- Continua após a publicidade -

A cada momento sai uma nova Medida Provisória, uma alteração governamental, e onde é que vai parar? No RH e na administração de pessoal, e tudo se inicia novamente, as estratégias que haviam sido traçadas pela manhã, já não servem mais para a tarde.

Sistemas sendo adaptados a todo instante, pessoas que nunca tinham trabalhado em home office agora estão, outras colocadas em férias às pressas, licenças, redução de jornada, e muitas e muitas negociações, além de ainda dar conta de todas as dúvidas dos colaboradores, e assim segue….

Onde quero chegar 

Há tempo o RH vinha deixando de ser operacional para ocupar um lugar estratégico dentro das organizações, e este momento só vem enfatizar e acelerar todo este processo de transformação, em que os cuidados devem ser, não só no operacional que tem que ser feito e entregue dentro dos prazos, mas o olhar para as pessoas, o capacitar, o direcionar, o engajar, o acalmar, o diálogo/comunicação. Montar estratégias alinhadas com o Business da empresa passa a ser fundamental para superar este momento, onde o “como fazer acontecer” fará toda a diferença no resultado final.

Neste momento de transformações múltiplas, novas relações surgem, novas formas de trabalho, o que era mito é desvendado, e surge o tempo do diálogo, da confiança mútua, pois, com toda grande crise, vem grandes transformações.

Teremos transformações nas relações de trabalho, onde novas formas de trabalhar serão apresentadas e aceitas.

E com isto vem o grande desvendar do aprendizado, da capacidade humana de adaptações, flexibilizações, de reinvenções inclusive nas relações pessoais e profissionais.

Novas profissões já estão surgindo, e surgirão outras mais, pois tudo isto faz parte da transformação do mundo organizacional para a chegada da nova era. Um marco nas relações de trabalho está sendo escrito como pano de fundo deste momento tão tumultuado e cheio de incertezas que estamos vivendo.

E o que aprendemos com tudo isto? Que temos uma grande capacidade de adaptação e superação, mas principalmente de nos reinventar.

Natache Barros é consultora de RH e Psicóloga Organizacional e Terapêutica

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba