Aracruz: redução no consumo de água é base de programa educacional

(Fotografia - iStock)

O programa “Água é da sua conta” terá a participação de cerca de 15 mil alunos do município de Aracruz

Ao contrário de como se pensava no passado, a água é um recurso natural que pode acabar. Por isso, o programa “Água é da sua conta” tem por objetivo conscientizar e incentivar alunos de escolas municipais de Aracruz a monitorar e reduzir o consumo em suas residências. A ação foi idealizada pela indústria Suzano S/A e conta com parceria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE) e da prefeitura da cidade. Criado em 2018, o programa vai contar com a participação de toda a rede municipal de ensino esse ano, o que vai alcançar cerca de 15 mil alunos das unidades de ensino.

No ano passado a iniciativa alcançou dez escolas e mais de 600 alunos, o que gerou uma economia de mais de cinco milhões de litros de água, correspondentes a aproximadamente duas piscinas olímpicas. Para 2019, o período de inscrições foi prorrogado e se encerra em maio devido ao grande interesse das escolas em participarem do Programa. As inscrições podem ser feitas pelas escolas por meio de uma ficha e de um formulário que foram encaminhados a todas elas por e-mail.

O Programa aborda a educação ambiental nas escolas participantes, por meio de ações que envolvem projetos, palestras interativas, apresentações teatrais e dicas de redução de consumo de água, sempre com uma abordagem lúdica visando despertar o interesse do público jovem. “Desta forma fomentamos um pensamento diferente e a formação de crianças engajadas em relação às questões ambientais”, comenta Ghustavo Petri, analista de Meio Ambiente Industrial da Suzano e um dos idealizadores do programa.

As premiações são realizadas a cada mês e os alunos vencedores são aqueles que alcançam maior redução do consumo de água em suas residências. Os alunos devem apresentar mensalmente a conta de água para acompanhamento do desempenho. “A premiação tem o efeito de evidenciar a importância da preservação do meio-ambiente e reconhecer o empenho dos participantes”, explicou Petri.

O Programa vai até o final do ano letivo de 2019, quando os cinco alunos que tiverem a maior média de redução do consumo no ano receberão bicicletas como premiação. A melhor escola receberá um kit multimídia (caixa de som e projetor).

Conteúdo Publicitário