28.8 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Fim de semana quase aí. Que tal receitas para fazer em casa?

Diante da pandemia do novo coronavírus, muitas pessoas buscam fazer receitas em casa para evitar aglomerações. Veja algumas dicas!

A culinária brasileira, sem dúvida, é uma das melhores do mundo, é rica em sabores, temperos e alimentos nutritivos que rendem receitas maravilhosas. E neste período de pandemia do novo coronavírus, nada melhor fazer uma boa receita em casa.

A cidade de Bariloche, na Argentina, tem um calendário de eventos já tradicionais, como por exemplo, o festival gastronômico Bariloche a La Carta, que leva ao turista o melhor da culinária patagônica. A culinária local é a base de carnes de cordeiro e truta outros cortes defumados.

- Continua após a publicidade -

Uma boa opção para um dia frio de inverno é preparar a carne de cordeiro cozida lentamente na cerveja preta, uma receita criada pelo chef Pablo Quiven. Essa receita, é parte de uma série de conteúdos disponíveis na página da campanha “Eu fico em casa” lançada pela cidade, para incentivar as pessoas a ficarem em casa nesse período de pandemia.

O coco é uma fruta fundamental na cozinha baiana e em muitos doces típicos da confeitaria brasileira. A chef Flor da Hora, que trabalha com gastronomia baiana a mais de 22 anos, contou que utiliza a fruta de várias formas. Ela destacou que o bolinho de tapioca com coco e canela fará sucesso para quem deseja um jantar bem “apimentado”.

Bolinho de tapioca
O coco é um ingrediente importante no bolinho de tapioca. – Foto: Alexandre Vieira Canatella

“O coco me acompanha na maioria dos meus pratos. Algumas das minhas receitas mais pedidas são a Cocada, o Arroz de Coco que acompanha muito bem os pratos do mar e também um dos principais pratos da gastronomia baiana que é a Moqueca, tendo como item importante para seu preparo o leite de coco, diferenciando e aperfeiçoando seu sabor e aroma”, disse.

E a culinária regional é, portanto, uma representação da identidade brasileira. Rica e diversa, a gastronomia também tem uma história para contar, e foi por isso que o Senac lançou o Observatório do Patrimônio Gastronômico do Nordeste e Espírito Santo (OPANES), um canal on-line que reúne informações, histórias e receitas de alguns estados do Brasil.

O leitor pode viajar sem sair de casa por meio dos sabores regionais de cada estado do Nordeste e Espírito Santo que são apresentados no portal. Acesse o site http://observatoriogastronomico.senac.br/, e experimente as receitas, conheça mais sobre a cultural local e surpreenda-se!

Confira algumas receitas aqui e capriche na criatividade!

Carne de cordeiro cozida na cerveja preta

Ingredientes:
3 kg de carne de cordeiro ou outro tipo de carne vermelha
150 ml de azeite
3 kg de cebola
1 alho
4 cenouras
2 kg de batata
1 abóbora
1 maço de salsinha
500 g de cebolinha
500 ml de cerveja escura
6 linguiças defumadas
20 ml de fumaça líquida
-50 g de pasta de cordeiro defumado
-10 g de masala defumada
-Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Pique o alho, a cebola e a cebolinha e reserve. Corte a batata, a cenoura e a abóbora em cubos de 2 cm e reserve. Corte a carne de cordeiro em cubos de 2 cm. Corte as linguiças em rodelas de mais ou menos meio centímetro.

Aqueça uma panela ou caçarola (de ferro, de preferência), coloque o azeite e deixe aquecer. Coloque o alho, a cebola e a cebolinha picados. Quando eles ficarem dourados e caramelizados, acrescente o cordeiro, as cenouras e as linguiças com a pasta de cordeiro já amassada com o garfo.

Coloque a cerveja e deixe cozinhar por 1 hora e meia em fogo brando com a panela tampada. Passado esse tempo, tempere com a masala e a fumaça líquida.
Por último, coloque os cubos de batata e abóbora, sal, pimenta e a salsinha picada.

carne de cordeiro
A cerveja preta dá um toque especial carne de cordeiro. – Foto: Reprodução

Bolinho de tapioca com coco e canela

Ingredientes
1 coco ralado 250 gr
200 gramas de tapioca granulada
200 gramas Tapioca Flocada
½ litro de água
½ litro de leite morno
2 xícaras de açúcar
Canela
Açúcar Orgânico

Modo de preparo:
Misture o coco ralado, a tapioca granulada e ½ litro da água, reserve e deixe hidratando em média 20 minutos. Após a hidratação vá acrescentando aos poucos o leite morno, mecha até dar um ponto de enrolar.

Faça bolinhas como quiser e polvilhe com tapioca flocada (Bata no liquidificador para ela flocar melhor); Fritar com óleo pré-aquecido. Para finalizar, passe as bolinhas na Canela e no Açúcar Orgânico.

Bom apetite!

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -