Bicicleta tamanho família permite aos turistas oferece experiência ecológica e divertida por antigas ferrovias
Por Mariah Friedrich
Saindo da estação na sede da cidade até o distrito de Araguaia, um novo passeio em Marechal Floriano vai levar os turistas e moradores através dos um trecho da antiga linha férrea desativada em um veículo movido a pedal, O Rail Bike, desenvolvido pelo florianense Robson Barreto.
Primeiro no Brasil, o protótipo com capacidade para seis pessoas protótipo foi experimentado por moradores e visitantes de Marechal Floriano, que aprovaram a nova forma ecológica e divertida de apreciar a paisagem.
A moradora Sandra Bertollo esteve entre as pessoas que andaram no Rail Bike em um trecho da antiga linha férrea entre a Estação Ferroviária – hoje Museu da Imigração – até o CMEI Vovó Fernandina, no Centro. Ela descreveu a experiência como relaxante, mesmo que envolva um exercício físico moderado.
“Esse passeio me fez remeter ao meu passado, cresci vendo os trens passarem por aqui. Foi maravilhosa a experiência de ter participado, pedalamos em grupo e não fiquei cansada. Vai ser fantástico para Marechal Floriano”, comentou Sandra Bertollo.
A expectativa é que o projeto conte com a parceria da prefeitura, proporcionando mais uma oportunidade de turismo de experiência no município, aponta o desenvolvedor Robson Barreto, que é filho e neto de ferroviários.
“Apresentamos esse projeto para a secretária municipal de Cultura e Turismo e foi bem aceito. Agora estamos aguardando a autorização da prefeitura para poder colocar em prática no município. Estando tudo certo com a prefeitura, poderíamos iniciar os passeios para as férias do final de ano”, compartilha o criador do veículo sobre trilhos.
Segundo ele, a ideia é colocar de três a quarto veículos em atividade, movimentando de 30 a 60 pessoas no trecho entre a estação da sede Marechal, podendo chegar até Araguaya.
A secretária de Cultura e Turismo do município, Maria Goretti Pereira Pinto Gerhardt, disse que o projeto promove o turismo sustentável, permitindo que os visitantes apreciem a natureza sem causar grandes impactos ambientais.
“Utilizar os trilhos ferroviários que estão desativados, dando uma nova vida a essas infraestruturas, e pedalar no Rail Bike proporciona uma atividade física saudável”, comentou a secretária.
Com custo foi de cerca de R$ 60 mil, o veículo conta com seis lugares, sendo quatro com pedal, quatro rodas de ferro, cinto de segurança e até freio hidráulico e levou dois anos para ser concluído. O rail bike pode ser ocupados por pessoas com mais de 1,25 metros de altura.