Levantamento da ES Brasil mostra desempenho dos partidos nas eleições municipais do Espírito Santo
Por Robson Maia
Com as eleições definidas em 77 dos 78 municípios capixabas, os partidos analisam os desempenhos obtidos na disputa pelo poder Executivo. Enquanto PSB e Podemos se destacaram no pleito, outros partidos, como o Partido dos Trabalhadores (PT) não conseguiram emplacar nomes.
A ES Brasil mostra como foi o desempenho dos partidos. Confira:
-
PSB: 22 prefeitos eleitos
O PSB, do governador Renato Casagrande, foi o grande “campeão” da disputa, com 22 prefeitos eleitos em 2024. São eles:
-
Cidadania: 1 prefeito
Paulo Cola, em Piuma.
-
MDB: 6 prefeitos
Lastenio Cardoso, em Baixo Guandu; Euclério Sampaio, em Cariacica; Paulino Lourenço, em Irupi; Marcus Coutinho, em Ponto Belo; Ana Malacarne, em São Domingos do Norte; e Elieser, em Vargem Alta.
-
PDT: 3 prefeitos*
Levi da Mecendinha, em Brejetuba; Geninho, em Itapemirim; e Fernando Rocha, em Santa Leopoldina.
* Weverson Meireles disputa o 2° turno na Serra
-
PL: 5 prefeitos
Edu do Restaurante, em Domingos Martins; Dr Luiz Pancoti, em Ibatiba, Camarão, em Muqui; Ronan Fisioterapeuta, em Santa Maria de Jetibá; Tiago Rocha, em São Gabriel da Palha.
-
Podemos: 11 prefeitos
Eleazar Lopes, em Fundão; Duda Zanotti, em Ibiraçu; Romário, em Iúna; Lucas Scaramussa, em Linhares; Toninho Bitencourt, em Marataízes; Iracy Baltar, em Montanha; Bruno Pella, Rio Bananal; Nei Castelari, em Rio Novo do Sul; Marcus da Cuzivip, em São Mateus; Wanderson Bueno, em Viana; Arnaldinho Borgo, em Vila Velha.
-
PP: 12 prefeitos
Luciano Pimenta, em Afonso Claudio; Jailson Quiuqui, em Aguia Branca; Nirrô, em Alegre; Hugo Luiz, em Alfredo Chaves; Dr. Coutinho, em Aracruz; Theodorico Ferraço, em Cachoeiro de Itapemirim; Thiaguinho, em Dores do Rio Preto; Leonardo Finco, em Governador Lindenberg; Vagner Rodrigues, em Guaçuí; Lidiney, em Marechal Floriano; Guima, em Pancas; Davi Ramos, em Vila Valério.
-
PRD: 1 prefeito
Claudio Boa Fruta, em Boa Esperança.
-
PSD: 3 prefeitos
Alexandre da Padaria, em Alto do Rio Novo; Renzo Vasconcelos, em Colatina; e Zé Valério, em Jerônimo Monteiro
-
PSDB: 4 prefeitos
Joadir Lourenço, em Laranja da Terra; Doutor Lucio, em Mantenópolis; Kleber Medici, em Santa Teresa; e Marcos Guerra, em São Roque do Canaã.
-
Republicanos: 8 prefeitos*
João Paulo Nali, em Castelo; Rodrigo Borges, em Guarapari; Gedson Brandão, em Iconha; Paulo Sergio, em João Neiva; Peter Costa, em Mimoso do Sul; Fernando Camilatti, em Sooretama; Daltom Perim, em Venda Nova do Imigrante; e Lorenzo Pazolini, em Vitória.
* Pablo Muribeca disputa o 2° turno na Serra
-
União Brasil: 1 prefeito
Marcos Guerra, em Jaguaré.