23.8 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Psol confirma candidatura de Camila Valadão em Vitória

Congresso do partido definiu candidatura de Valadão à prefeitura de Vitória em 2024

Por Robson Maia

No último fim de semana, o Partido Socialismo e Liberdade (Psol) aprovou, por consenso, a pré-candidatura da deputada estadual Camila Valadão à Prefeitura de Vitória. Em julho, em entrevista à ES Brasil, a parlamentar, que foi vereadora em Vitória entre os anos de 2020 e 2021, já havia confirmado as tratativas para a candidatura ao Executivo da capital capixaba.

- Continua após a publicidade -

A resolução aprovada pelo partido levou em consideração os resultados eleitorais vitoriosos do PSOL no Espírito Santo nos pleitos de 2020 e 2022. Nas ocasiões, o partido emplacou uma cadeira no Legislativo da capital – justamente com Valadão, sendo hoje ocupada por André Moreira – e posteriormente uma vaga no Legislativo estadual – novamente com Valadão, sendo ela a mulher mais votada da história do Espírito Santo e da capital.

Quando eleita para a Câmara de Vitória, Valadão obteve 5.625 votos, ficando apenas atrás de Karla Coser (PT) entre as candidaturas femininas. Já na candidatura para a Assembleia Legislativa (Ales), a parlamentar conquistou 52.221 votos.

Em entrevista para a ES Brasil realizada em julho, Valadão confirmou os planos de disputar a Prefeitura de Vitória e criticou a atual gestão, chefiada pelo prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Na época, a deputada frisou os episódios polêmicos envolvendo o gestor municipal.

“Vitória é uma capital que tinha um histórico importante de avanços em várias políticas sociais, como saúde, educação, habitação. E o que que a gente observou ao longo desse período da gestão do atual prefeito foi um retrocesso. Eu dizia o seguinte: “olha, é difícil conduzir uma má gestão na cidade de Vitória”, mas o prefeito se esforçou e conseguiu fazer isso.” declarou a parlamentar, que relembrou episódios polêmicos, como o carnaval de Vitória e dos aposentados.

Confira a entrevista completa de Valadão aqui

Oficialmente pré-candidata, Valadão destacou o projeto partidário para o município. “As expressivas votações que tivemos nas últimas eleições mostram que o povo capixaba, em especial os moradores de Vitória, confiam na nossa forma séria, ética e comprometida de fazer política. É pela certeza que Vitória precisa de uma chance para sair das mãos daqueles que representam o retrocesso e a devastação dos direitos e serviços públicos que o PSOL aprovou a nossa pré-candidatura”, apontou.

Durante os quase dois anos anos como deputada na Ales, Valadão esteve à frente de pautas ligadas aos direitos humanos e na defesa da juventude negra. No plenário, a parlamentar condenou, em determinados momentos, as atuações das forças de segurança do Estado, como no episódio envolvendo a morte de um adolescente no município de Pedro Canário por parte de um agente da Polícia Militar. Atualmente, Valadão preside a Comissão dos Direitos Humanos.

Entre os principais Projetos de Lei protocolados pela deputada estão:

  • PL que permite a utilização dos espaços de escolas públicas estaduais para a realização de cursinhos pré-vestibulares gratuitos;
  • PL que determina a isenção de taxas em concursos estaduais para doadoras de leite
  • PL que cria o Dia de Combate à Gordofobia

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA