21 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto, 2022

Projeto no ES garante tempo de estágio como experiência

Bruno Lamas é o autor do projeto que quer estágio como experiência profissional. Foto: Divulgação (Ales)

O projeto do deputado Bruno Lamas foi apresentado na Assembleia Legislativa do ES. A matéria foi lida e encaminhada para as comissões

Por Josué de Oliveira

O deputado estadual Bruno Lamas apresentou, na Assembleia Legislativa (Ales), o Projeto que prevê a contagem do tempo de estágio como experiência na admissão do primeiro emprego e em concursos públicos estaduais.

A matéria começou a tramitar na Casa e já foi encaminhada para as comissões de Justiça, Cidadania, Educação e Finanças para análise da constitucionalidade.

Se aprovada, a medida passa a valer para a administração pública estadual direta e indireta, as empresas públicas e sociedades de economia mista.

Em sua justificativa, Lamas diz que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem quase 13 milhões de desempregados e que dados de 2018 mostram que a taxa de desemprego de jovens é o dobro da população em geral, ficando em 26,6%.

“Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofram com o reduzido número de vagas. O jovem não consegue trabalhar porque não teve um emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado”, argumenta Lamas.

Para o deputado, o período vivenciado por esses jovens como estagiários, tanto na iniciativa privada quanto na pública, os capacita a exercer diversas atividades, por isso esse tempo deve ser contabilizado.

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação passa a valer na data de sua publicação em diário oficial.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade