31 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Projeto no ES garante tempo de estágio como experiência

O projeto do deputado Bruno Lamas foi apresentado na Assembleia Legislativa do ES. A matéria foi lida e encaminhada para as comissões

Por Josué de Oliveira

O deputado estadual Bruno Lamas apresentou, na Assembleia Legislativa (Ales), o Projeto que prevê a contagem do tempo de estágio como experiência na admissão do primeiro emprego e em concursos públicos estaduais.

- Continua após a publicidade -

A matéria começou a tramitar na Casa e já foi encaminhada para as comissões de Justiça, Cidadania, Educação e Finanças para análise da constitucionalidade.

Se aprovada, a medida passa a valer para a administração pública estadual direta e indireta, as empresas públicas e sociedades de economia mista.

Em sua justificativa, Lamas diz que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o Brasil tem quase 13 milhões de desempregados e que dados de 2018 mostram que a taxa de desemprego de jovens é o dobro da população em geral, ficando em 26,6%.

“Em tempos de desemprego em alta, a falta de experiência faz com que os jovens sejam os que mais sofram com o reduzido número de vagas. O jovem não consegue trabalhar porque não teve um emprego anterior e não adquire experiência pelo fato de antes não ter trabalhado”, argumenta Lamas.

Para o deputado, o período vivenciado por esses jovens como estagiários, tanto na iniciativa privada quanto na pública, os capacita a exercer diversas atividades, por isso esse tempo deve ser contabilizado.

Se o PL for aprovado e virar lei, a nova legislação passa a valer na data de sua publicação em diário oficial.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA