26 C
Vitória
quarta-feira, 1 abril, 2020

Projeto analisará areias medicinais de Guarapari

Leia Também

Exército constrói hospital com mais de mil leitos

O Exército quer desafogar as unidades do sistema público de saúde e levar aos pacientes infectados com a Covid-19, e casos suspeitos da doença para o local.

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Novo coronavírus: 96 casos confirmados no Espírito Santo

O Espírito Santo já registra 97 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), sendo que um deles é de um paciente do Rio de Janeiro.

Governo encaminha PL que cria fundo de aval para empresas

Outros quatro projetos foram encaminhados para a Assembleia Legislativa e devem ser apreciados pelos parlamentares ainda nesta semana.

O projeto de pesquisa analisará um grupo que pessoas que apresentam problemas nos joelhos

As famosas areias monazíticas que deram a Guarapari o título de “cidade saúde” serão a base de uma pesquisa realizada pela Universidade Vila Velha (UVV). O projeto Areias da Saúdo do Espírito Santo teve seu lançamento oficial realizado nesta segunda-feira (13).

A pesquisa visa a verificar benefícios das areias monazíticas e das areias normais à saúde em pessoas com osteoartrose de joelho. Um grupo de 150 pessoas que sofrem com osteoartrose de joelho serão os voluntários do projeto. Eles serão levados duas vezes por semana para a praia onde permanecerão com o joelho submerso na areia por 30 minutos, tanto em Guarapari, quanto em Vila Velha.

Os pesquisadores farão avaliações periódicas em relação à aparência da região tratada, à dor e à rigidez descritas pelos voluntários, além de uma série de testes clínicos. Atestada a eficiência do tratamento, médicos poderão prescrever a exposição à radiação das areias monazíticas de Guarapari para aliviar os sintomas da osteoartrose.

Turismo de saúde

Guarapari apresenta uma das maiores radioatividades em praia do mundo, e um estudo recente mostrou que se trata de uma radiação benéfica à saúde. “Então, decidiu-se avaliar o efeito dessa radiação na osteoartrose de joelho, visando produzir uma inovação na oferta de serviços de saúde e validando as areias como uma possibilidade de tratamento”, explicou professora Denise Endringer, que junto ao professor Márcio Fronza, coordenam o projeto.

Os recursos para desenvolver a pesquisa vêm do fundo da Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) por meio do Movimento Capixaba para a Inovação (MCI).

Participação

Os interessados em serem voluntários na pesquisa podem fazer inscrever pessoalmente na Policlinica da UVV, em Boa Vista. O período de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, ou mandar email para [email protected] O telefone para informações é o (27) 99223-1520.

Os critérios de inclusão são:
– Possuir dor articular relacionada as atividades diárias;
– Ausência de rigidez articular matinal superior a 30 minutos;
– Ter idade entre 30 e 95 anos;
– Ser morador de Vila Velha, Vitória ou Cariacica

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Indústria têxtil e de confecção já sofrem os impactos da pandemia

No Espírito Santo, a situação já é considerada crítica, de acordo com o presidente da Câmara da Indústria de Vestuário, José Carlos Bergamin.

Vida Capixaba

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho

Desafios da carreira artística serão debatidos na internet

O ator e diretor Abel Santana vai realizar no decorrer desta semana  uma série de lives (ao vivo) nas mídias sociais, com diversos convidados de renome.
Continua após publicidade