22.9 C
Vitória
sexta-feira, 10 julho, 2020

Projeto analisará areias medicinais de Guarapari

Leia Também

Milton Ribeiro é confirmado como ministro da Educação

Em sua rede, Bolsonaro apontou que "Doutor em Educação pela USP, mestre em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em Direito e Teologia".

Bike Vitória retorna às atividades na próxima segunda (13)

As bikes poderão ser utilizadas de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas e, aos sábados, das 7 às 13 horas.

Governo do Estado autoriza obra de escola indígena em Aracruz

A Escola Estadual Indígena de Ensino Médio (EEIM), localizada na Aldeia de Caieiras Velha, possui 882,68 metros quadrados e o investimento será de R$ 496.734,33.

Bolsonaro sanciona lei que suspende pagamento de parcelas do Fies

Os saldos das obrigações suspensas devem ser pagos de forma diluída. Saiba mais! O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que suspende o pagamento de...

O projeto de pesquisa analisará um grupo que pessoas que apresentam problemas nos joelhos

As famosas areias monazíticas que deram a Guarapari o título de “cidade saúde” serão a base de uma pesquisa realizada pela Universidade Vila Velha (UVV). O projeto Areias da Saúdo do Espírito Santo teve seu lançamento oficial realizado nesta segunda-feira (13).

A pesquisa visa a verificar benefícios das areias monazíticas e das areias normais à saúde em pessoas com osteoartrose de joelho. Um grupo de 150 pessoas que sofrem com osteoartrose de joelho serão os voluntários do projeto. Eles serão levados duas vezes por semana para a praia onde permanecerão com o joelho submerso na areia por 30 minutos, tanto em Guarapari, quanto em Vila Velha.

Os pesquisadores farão avaliações periódicas em relação à aparência da região tratada, à dor e à rigidez descritas pelos voluntários, além de uma série de testes clínicos. Atestada a eficiência do tratamento, médicos poderão prescrever a exposição à radiação das areias monazíticas de Guarapari para aliviar os sintomas da osteoartrose.

Turismo de saúde

Guarapari apresenta uma das maiores radioatividades em praia do mundo, e um estudo recente mostrou que se trata de uma radiação benéfica à saúde. “Então, decidiu-se avaliar o efeito dessa radiação na osteoartrose de joelho, visando produzir uma inovação na oferta de serviços de saúde e validando as areias como uma possibilidade de tratamento”, explicou professora Denise Endringer, que junto ao professor Márcio Fronza, coordenam o projeto.

Os recursos para desenvolver a pesquisa vêm do fundo da Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) por meio do Movimento Capixaba para a Inovação (MCI).

Participação

Os interessados em serem voluntários na pesquisa podem fazer inscrever pessoalmente na Policlinica da UVV, em Boa Vista. O período de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 16h, ou mandar email para [email protected] O telefone para informações é o (27) 99223-1520.

Os critérios de inclusão são:
– Possuir dor articular relacionada as atividades diárias;
– Ausência de rigidez articular matinal superior a 30 minutos;
– Ter idade entre 30 e 95 anos;
– Ser morador de Vila Velha, Vitória ou Cariacica

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

CNI: confiança dos empresários da indústria melhora pelo 3ª mês seguido em julho

As expectativas com relação aos próximos seis meses já são otimistas", destacou a CNI, no documento. Confira! Por Eduardo Rodrigues (AE) Após bater no fundo do...

ArcelorMittal Tubarão religará o segundo alto-forno neste mês

O equipamento, com capacidade para produção de 1,2 milhão de toneladas de ferro gusa/ano, estava paralisado desde o ano passado, quando passou por uma ampla reforma de manutenção.

Saques do auxílio emergencial e do FGTS antecipados. Como fazer?

Muitos brasileiros estão recebendo os valores por meio do aplicativo Caixa Tem. Para isso, algumas fintechs permitem que a transferência seja realizada antecipadamente.

CNI: acordo traz segurança a comércio exterior de produtos brasileiros

CNI comemorou ratificação do Protocolo de Nagoia. Saiba mais! A Confederação Nacional da Indústria (CNI) comemorou a ratificação do Protocolo de Nagoia, aprovada nesta quarta-feira...

Vida Capixaba

Famílias têm papel fundamental na relação da criança com mundo digital

Rotinas offline ajudam a criança a desenvolver autorregulação. Saiba mais! Durante a pandemia de covid-19, os dispositivos eletrônicos com acesso à internet se tornaram...

Vacinas contra gripe para público em geral

Desde o dia 30 de junho, não há mais grupo prioritário. Com isso, todas as pessoas podem receber a dose.

Shopping Vitória realiza liquidação virtual nesta semana

A RED TAG (etiqueta vermelha), uma liquidação virtual dentro da Vitrine SV, entre os dias 8 e 10 de julho.

Webinar aborda a construção em aço na era da Indústria 4.0

A webinar “Construção em aço na era da Indústria 4.0”, que será realizada nesta quinta-feira (09), a partir das 17 horas.
Continua após publicidade