27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Programa Brasil Mais para reduzir custos e aumentar a produtividade das indústrias capixabas

No Espírito Santo, a meta é atender 2.100 empresas, prioritariamente do setor de comércio e serviço, até outubro de 2022

A competitividade da indústria passa por estratégias bem definidas de aumento de produtividade, baixos custos e alto impacto, com tomadas de decisões ágeis e assertivas. E, para isso, o Senai ES conta com um novo programa que auxilia o setor industrial capixaba: o Brasil Mais, o maior programa de produtividade da América Latina.

Essa é uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e conta com a parceria do Senai e do Sebrae.

- Continua após a publicidade -

O programa é voltado para as empresas que tenham CNAE industrial, primário ou secundário, e possuam de 11 a 499 funcionários. Orientado para resultados práticos e de curto prazo, o Brasil Mais é o programa é desenvolvido na linha de produção, com foco no ganho de produtividade.

Como funciona

Em formato de mentoria, o programa reúne metodologias e ferramentas de baixo custo, voltadas para a melhoria da capacidade de gestão e de produção, redução de desperdícios e aprimoramento de processos. Tudo isso levando em consideração o cenário de transformação digital.

A equipe de colaboradores da empresa participante é devidamente orientada pelos consultores do Senai dentro da Metodologia Lean Manufacturing, para a implementação de ações de melhoria de processos.

O programa é composto por capacitação, consultoria e acompanhamento técnico para aprender as melhores práticas produtivas e gerenciais, sendo 48 horas de aperfeiçoamento profissional, por meio de Mentoria Teórica e Prática, para até três funcionários da empresa participante.

Os atendimentos do programa serão divididos em cinco ciclos e o primeiro começa em março deste ano com 440 empresas.

“As empresas receberão um atendimento personalizado e gratuito através dos Agentes Locais de Inovação – ALI em um período de quatro meses. E nessa oportunidade serão realizados encontros individuais e coletivos mediados pelos ALIs, que deverão implementar nas empresas uma metodologia inovadora para a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, focadas na gestão e produtividade”, destaca a analista do Sebrae/ES, Ana Carolina Apolinário.

Além disso, no Brasil Mais, as empresas terão a oportunidade de trocar experiências com outras empresas durante as etapas de mentoria coletiva. O valor investido pela empresa é de R$ 2.400,00 e os outros 70% são subsidiados pelo Governo Federal.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA