Projeto envolve alunos, professores e pais e trabalha com metodologias ativas e valores, como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão
Por Redação
A Assembleia Geral de Fundação da Cooperativa Escolar VOL – ESTEZE, nome criado pelos estudantes da EMEF Ezequiel Fraga Rocha, reuniu alunos, educadores e pais no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz em evento promovido pelo Sicredi, em parceria com a Secretaria de Educação (Semed) da Prefeitura de Aracruz. O projeto, desenvolvido desde agosto de 2023, vem proporcionando momentos de estudo, aprendizado, trocas de experiências, e acima de tudo, cooperativismo.
No início da cerimônia os presentes puderam acompanhar um vídeo que mostrou toda metodologia e aprendizado, com depoimentos dos estudantes, pais e equipes da Semed e da escola. Em seguida, foi feita a leitura do edital de convocação com a presença dos sócios para a Fundação da Cooperativa Escolar, com um a um dos candidatos do Conselho de Administração sendo apresentados para votação em assembleia.
Eles também apresentaram o Plano de Gestão que visa discutir possibilidades de expansão de novos projetos, envolvimento contínuo com a comunidade escolar para permitir a expansão da cooperativa nos anos seguintes, além de valorizar a colaboração entre os alunos da escola e buscar opiniões dos membros para a melhoria.
Durante os pronunciamentos das autoridades, a professora orientadora Sheyla Simões foi a primeira a se pronunciar, destacando o aprendizado de seus alunos. “Ser professora da cooperativa dessa escola foi uma experiência enriquecedora e transformadora. Trabalhar com vocês me ensinou muito sobre colaboração, amizade e trabalho em equipe. Juntos, construímos um ambiente de aprendizado que vai além das salas de aula, criando laços que levaremos para a vida toda”, enfatizou.
Os estudantes trabalharam com metodologias ativas e diversos valores, como liderança, empreendedorismo, educação financeira e inclusão.
As cooperativas escolares são formadas pela união voluntária dos estudantes que realizam seus afazeres no contra turno escolar por meio de metodologias ativas e de “gameficação”, oferece uma oportunidade de vivenciar um novo processo de aprendizagem, considerado mais leve, divertido e que impacta as vidas escolares e pessoais. Das cinco cooperativas do Sicredi que expandiram suas atividades no Espírito Santo, a Sicredi Interestados foi a primeira cooperativa a implantar os programas de educação em sala de aula, com Aracruz, sendo a primeira cidade a contar com essa atuação.
O gerente regional de Desenvolvimento Sicredi Interestados, Alex Minussi Feliciani, agradeceu a secretária Jenilza Spinassé pela parceria e por confiar no projeto. “Eu queria agradecer pessoalmente a secretária Jenilza por ter nos recebido tão bem e confiar em nossa metodologia e proposta de valor que temos enquanto instituição financeira cooperativa. Parabéns aos jovens alunos e seus pais que também acreditaram no nosso trabalho. Juntos poderemos construir uma sociedade mais próspera, contribuindo com o crescimento de nossas comunidades”, disse.
Já a secretária da Semed, Jenilza Spinassé, destacou sua alegria em ver o protagonismo dos estudantes. “Sem dúvida é uma grande alegria ver nossos adolescentes sendo protagonistas desta história em nosso município. No início foi difícil, mas vibramos com a apresentação desse projeto pela equipe Sicredi. Hoje, se existe a cooperativa escolar, foi porque esta empresa acreditou nos nossos alunos, e se não fosse essa ideia, certamente eles não teriam essa oportunidade. Em nome da prefeitura de Aracruz, nossos agradecimentos”, afirmou.