16.9 C
Vitória
sábado, 31 julho, 2021

Previsões de alta na inflação e no PIB

Mercado atualiza previsões da inflação e do PIB para 2021. Expectativa para a inflação oficial do país subiu de 5,44% para 5,82%

Por Samantha Dias 

Pela décima semana seguida, o mercado projeta crescimento da inflação para 2021. De acordo com o Boletim Focus desta segunda-feira (14), a expectativa para a inflação oficial do país – medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – subiu de 5,44% para 5,82%. 

O centro da meta de inflação, em 2021, é de 3,75%, podendo variar no intervalo entre 2,25% e 5,25%. Com essa projeção atualizada do mercado fica cada vez mais acima do teto do sistema de metas.

O economista Aridelmo Teixeira analisa que, embora a previsão esteja apresentando sucessivos aumentos, a projeção para o ano ainda é melhor do que o acumulado dos últimos meses. Ou seja, segundo ele, o acumulado da inflação dos meses passados (inflação acima de 8%) é maior do que o que se projeta até o fim de 2021. “Mas temos que ficar atentos porque a previsão ainda está alta e quem mais sofre são os menos favorecidos, que ganham menos”, afirmou.

Ao mesmo tempo, analistas do mercado financeiro ouvidos pelo Banco Central acreditam também em um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB), com estimativa passando de 4,36% para 4,85%. Foi a oitava alta seguida do indicador.

Aridelmo afirmou que o crescimento do PIB no nível atual surpreende. “É uma ótima notícia pois ajuda a melhorar os indicadores de renda e emprego. A redução da força de crescimento da inflação e a previsão de aumento do PIB são boas notícias para o país”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade