25.5 C
Vitória
quinta-feira, 2 maio, 2024

Prefeituras vão realizar melhorias no entorno do Aquaviário e da Ciclovia da Vida

Governos municipais anunciam estudos de novas ciclovias, mais bicicletas públicas e melhorias na iluminação

Por Kebim Tamanini

No mês de agosto, ocorreram duas inaugurações importantes para a mobilidade urbana na Grande Vitória. É inegável o impacto positivo que o Sistema Aquaviário, a ampliação da Terceira Ponte e a Ciclovia da Vida trouxeram para os capixabas. No entanto, existem algumas dificuldades em relação ao acesso a esses equipamentos entregues pelo Governo do Estado.

- Continua após a publicidade -

Usuários da Ciclovia da Vida e do Sistema Aquaviário relataram a necessidade de melhorias no acesso dessas obras. No caso do modal aquaviário, surgem questionamentos em Cariacica e Vila Velha sobre a distância do Sistema Transcol com os terminais aquáticos.

O portal ES BRASIL entrou em contato com as prefeituras de Vitória, Vila Velha e Cariacica e instituições estaduais para obter informações sobre as melhorias planejadas ou em andamento para a integração mais eficaz entre ciclovias, linhas de ônibus e os barcos do aquaviário.

Vitória

O entorno das entradas e saídas da Ciclovia da Vida está passando por obras para melhorar o acesso a essa estrutura. De acordo com informações da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), estão sendo finalizados os trabalhos de conexão da Ciclovia da Vida com a ciclovia da Avenida Américo Buaiz, seguindo o projeto aprovado em conjunto com o município.

A Prefeitura de Vitória também informou que, após receber a conclusão das obras do Governo do Estado, sua equipe estará realizando análises nos trechos para identificar os locais onde serão instaladas novas placas, visando orientar os ciclistas e proporcionar um deslocamento seguro, especialmente nas áreas de travessia.

Além disso, uma nova estação de bicicletas próxima à estação do aquaviário está prevista para inauguração até o final do mês de setembro. Isso dará aos usuários uma alternativa adicional para se deslocarem pelas ciclovias da cidade.

Governos municipais anunciam novas ciclovias, bicicletas públicas e melhorias na iluminação
Estação Aquaviária em Porto de Santana, Cariacica. Foto: Semobi/ES

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica esclareceu que, atualmente, a malha cicloviária da cidade abrange aproximadamente 21 km. Além disso, informou que está conduzindo estudos de viabilidade para a expansão da ciclovia da Rodovia José Sette até a área da Nova Orla da cidade e para conectar a ciclovia à estação do Aquaviário.

Quanto à proximidade das linhas de ônibus do Transcol com a estação do aquaviário, foi observado que os passageiros precisam caminhar por mais de 7 minutos a pé entre o terminal aquático e a linha de ônibus mais próxima. A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb) foi procurada para obter informações sobre se há estudos ou projetos para integrar esses transportes, no entanto, ainda não obtivemos uma resposta.

Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha, por meio de nota, informou que a região da Prainha, onde está localizada a estação do aquaviário, está passando por obras que incluem a criação de um espaço exclusivo para grandes eventos, uma pista de caminhada e corrida, um parquinho infantil, uma área gastronômica, uma academia com equipamentos em aço inoxidável, uma ampla área de piquenique, áreas de circulação, e novos banheiros de alvenaria, além de um reforço na iluminação.

Governos municipais anunciam novas ciclovias, bicicletas públicas e melhorias na iluminação
Obras na Região da Prainha, em Vila Velha. Foto: PMV

No entanto, não há planos para a construção de uma ciclovia que conecte essa região aos demais bairros. Isso se deve ao fato de que a área da Prainha é tombada como sítio histórico, o que inviabiliza novas construções e impede até mesmo a circulação de linhas de ônibus do Sistema Transcol. A prefeitura chegou a anunciar a intenção de oferecer transporte público para integrar com o terminal aquaviário, mas essa ideia esbarrou em uma lei que proíbe essa iniciativa.

No que diz respeito à entrada e saída da Ciclovia da Vida, não há planos de realizar obras no acesso, de acordo com a prefeitura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA