Obra faz parte do conjunto de 36 intervenções viárias e deve beneficiar 24 mil moradores, além de melhorar o fluxo entre os principais bairros da região
Por Fabio Gabriel
Desde o ano passado, a Prefeitura de Vitória tem realizado obras com o objetivo de melhorar os acessos à Terceira Ponte, Ilha do Boi, Ilha do Frade e Praia do Canto. As intervenções integram o Plano Mobilidade Leste, beneficiando 24 mil moradores e motoristas que transitam diariamente entre Vila Velha, Serra e Cariacica.
Com duração de 360 dias e investimento de R$ 44,4 milhões, o projeto envolve 36 intervenções que vão da interseção da Avenida Nossa Senhora dos Navegantes com a Avenida Leitão da Silva até as pontes sobre o Canal de Camburi e ruas internas dos bairros vizinhos.
As obras incluem pavimentação, sinalização, drenagem, baias de ônibus e criação de novas faixas de trânsito, atendendo a demandas das comunidades locais há mais de dez anos.
Ilha do Boi
Desenvolvido em parceria com associações de moradores dos bairros Ilha do Boi, Ilha do Frade, Enseada do Suá, Praia do Canto e Praia de Santa Helena, o plano está alinhado ao “Plano Vitória – Planejamento Estratégico 2021-2024”, focado na melhoria da mobilidade urbana e segurança viária.

A prefeitura destacou que todas as novas etapas serão comunicadas previamente aos moradores, com assistentes sociais coletando feedback das comunidades durante o andamento das obras.
Novo acesso
Atualmente, quem desce da Terceira Ponte e precisa acessar a Ilha do Boi tem que passar em frente a Assembleia e contornar o shopping Vitória por baixo da Terceira Ponte. Para melhorar a mobilidade, está sendo criado um novo acesso a partir da Avenida Humberto Martins de Paula.
Segundo a Prefeitura de Vitória, a obra, que ainda passa por uma intervenção da Cesan, deve ser concluída até o meio deste ano. “Até o final do semestre, todas as obras que vão criar o novo acesso para a Ilha do Boi e a Curva da Jurema estarão prontas”, garantiu Gustavo Perin, secretário de Obras.