24.4 C
Vitória
sexta-feira, 10 maio, 2024

Prefeitura de Vitória promove campanha de conscientização com tutores de cães

Abordagem educativa orienta tutores sobre animais nos espaços coletivos

Por Rafael Goulart

Nesta quarta-feira (26) uma equipe da Educação Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), realizou abordagens para sensibilizar os tutores de cães sobre o compartilhamento do espaço público e os cuidados com os pets durante os passeios. As ações continuam nesta quinta (27).

- Continua após a publicidade -

A ação está acontecendo próxima a Praia da Guarderia e, durante as abordagens educativas, os agentes instruíram os tutores sobre a legislação vigente e como deve ser feita a socialização dos cães e o compartilhamento dos espaços públicos.

Além disso, os agentes da Semmam também passaram instruções de cuidados para o bem-estar dos cães: evitar os horários mais quentes do dia, levar sempre água e bebedouro e ficar atento aos sinais de cansaço e desconforto do pet. 

Outros pontos abordados foram sobre a importância do uso de coleira e guia como equipamentos de segurança e sobre o dever de coletar sempre os dejetos dos animais e descartá-los corretamente.

“Os passeios são um excelente exercício físico e mental para os cães, mas nunca podemos esquecer das medidas que visam proteger a saúde, bem-estar e segurança dos animais, da comunidade e do meio ambiente”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.

Legislação

A Lei Municipal nº 8.121/2011 trata, em seu capítulo IV, do trânsito de animais em áreas públicas. De acordo com seu artigo 10, “todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guia adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal”.

“Essa medida visa garantir a saúde e a segurança não só dos pets, mas de todos os usuários e frequentadores dos espaços públicos”, apontou a subsecretária de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.

Apenas nos Pracães, espaços cercados e exclusivos para a convivência e socialização dos animais, eles podem permanecer sem guia. Já o artigo 12 da mesma lei, determina que é obrigação do condutor do animal o recolhimento dos seus dejetos fecais.

Pracães

As Prefeituras estão de olho na demanda por espaços de lazer para tutores e seus pets. Em Cariacica, existe um espaço exclusivo para pets, o Play Dog, na Praça de Bandeirantes, e mais um está sendo construído em Vila Merlo.

Em Vitória, os pets contam com oito espaços exclusivos de convivência. Os Pracães da capital são equipados com brinquedos específicos, como manilhas, labirintos com estacas de madeira, pneus e obstáculos para brincarem à vontade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Vitória informa ainda que cães podem circular nas praias e praças da cidade com coleira e guia adequadas ao seu tamanho e porte, e conduzidos por pessoas com idade e força suficientes para controlar os movimentos do animal, conforme legislação vigente.

Já em Vila Velha, são cinco locais públicos estão destinados à recreação dos peludos, sendo um de uso exclusivo para os melhores amigos dos munícipes: A praça Ludmila Martinelli Loureiro, em Itapuã.

Os demais Espaços Pets de Vila Velha também tem playground de cães e estão localizados na Praia da Costa (próximo à EBAP Foz do Costa), Itaparica (Praça do Ciclista e lateral da academia popular) e também em Itapuã (Praça Agenor Moreira). 

Na Serra, de acordo com a Prefeitura da Serra, nos dois últimos anos foram entregues diversas praças com espaços próprio para os pets com brinquedos, grama natural e também bancos para os donos sentarem enquanto os bichos gastam energia.

As praças de Serra estão localizadas em Planalto Serrano – Bloco A, São Diogo, Morada de Laranjeiras, Campinho da Serra I, Valparaíso, Central Carapina, Bairro de Fátima, Jardim Limoeiro, Laranjeiras (Extrabom), Morada de Laranjeiras, Parque da Cidade, Feu Rosa (Canarinho), Colina de Laranjeiras (Rotatórias), Espaço Quintalzinho em Vila Nova de Colares e Espaço Quintalzinho em Jardim Carapina.

Pracães de Vitória

– Pracão da Praça Nilze Mendes, em Jardim Camburi
– Pracão Atlântica Parque, Praia de Camburi
– Pracão Praça Philogomiro Lannes, em Jardim da Penha
– Pracão Praça Pref. Oswald Guimarães, em Bento Ferreira
– Pracão Praça do Cauê, em Praia de Santa Helena
– Pracão Praça Getúlio Vargas, no Centro
– Pracão Praça Dom João Batista, São Pedro
– Pracão Parque Manolo Cabral, Barro Vermelho

Praça Pet no Shopping

No Shopping Vila Velha, os visitantes podem aproveitar o passeio com os bichinho e até descansar em uma praça de alimentação própria para pets.

A iniciativa é a primeira desenvolvida em shoppings do Espírito Santo e totalmente gratuita. Localizada no segundo Piso do estabelecimento, a Praça Pet foi idealizada para que os tutores possam fazer suas refeições com comodidade ao lado dos seus amigos de quatro patas.

Prefeitura de Vitória promove campanha de conscientização com tutores de cães
Primeira Praça Pet do Estado é idealizada para tutores compartilharem mais momentos com seus peludos no Shopping Vila Velha. Foto: Divulgação

Local: Piso L2, ao lado da Smart Fit 
Horário: Segunda-feira a sábado – 10h às 22h | Domingo – 11h às 22h
Informações: Espaço gratuito e exclusivo para o tutor comer na companhia de seu pet.
Para utilizar as casinhas, é necessário baixar o aplicativo Pet Parker no smartphone. Por meio do app, o tutor consegue escolher uma casinha e deixar o pet descansando enquanto solicita sua refeição para viagem na Praça de Alimentação.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA