18.8 C
Vitória
quinta-feira, 17 junho, 2021

Posso viajar para outro país estando vacinado contra a covid-19?

Assim como o passaporte, o comprovante de vacinação contra a covid-19 se tornou documento obrigatório para viajar.

Por Munik Vieira

Cada país, principalmente os mais procurados como destinos turísticos, está atualizando suas exigências no decorrer da pandemia e, além do imunizante, alguns locais também solicitam testes PCR negativos até 48 horas antes.

No entanto, para brasileiros, a situação é um pouco diferente. Segundo o diretor da agência de viagens Viaje Mais Pague Menos, Guilherme Marinho, em alguns casos, existem restrições para pessoas que moram ou embarcam do Brasil, por conta do alto índice de contágio da covid-19 no país.

A ES Brasil listou os cinco destinos turísticos mais comuns procurados pelos capixabas: Estados Unidos (Miami), França (Paris), Portugal (Lisboa), México (Cancún) e República Dominicana (Punta Cana).

Entretanto, destes cinco países, três deles – Estados Unidos, França e Portugal – ainda não aceitam turistas que chegam em voos diretos vindos do Brasil. Já nos outros dois, México e República Dominicana, brasileiros entram com mais facilidade e sem muitas exigências.

“Antes de escolher um local para viajar, é preciso estar atento às exigências e à situação da pandemia”, diz empresário Guilherme Marinho. Foto: Reprodução Instagram

“Em alguns desses destinos turísticos listados, existem restrições e orientações diferentes em relação ao coronavírus. Antes de escolher um local para viajar, é preciso estar atento às exigências e à situação da pandemia”, destaca Guilherme Marinho.

Estados Unidos da América

Viajantes que estiveram no Brasil nos 14 dias anteriores ao voo não podem entrar nos EUA. “Uma forma de conseguir entrar no país é fazendo uma escala de duas semanas num terceiro local, como por exemplo México e República Dominicana, e realizar o procedimento de quarentena e isolamento social”, destaca Guilherme.

México

O empresário destaca que o México segue de portas abertas aos turistas. “No momento, o país não exige teste PCR negativo para covid-19 para desembarcar, então fica mais fácil o turismo no local”, afirma.

República Dominicana

Punta Cana é um dos destinos preferidos dos capixabas. “Vale ressaltar que, desde o dia 7 de junho, a entrada de brasileiros na República Dominicana está permitida com a apresentação de um exame PCR negativo realizado 72 horas antes do desembarque” destaca Guilherme.

Espanha se abre para turistas vacinados, exceto brasileiros

No último dia 7 de junho, a Espanha também anunciou que está permitida a entrada de viajantes que tenham sido totalmente vacinados contra a covid-19 para diversos países do mundo. No entanto, pessoas vindas do Brasil, África do Sul e Índia seguem com a entrada proibida.

França prepara reabertura, mas brasileiros também ficam de fora

A partir desta quarta-feira (09), a França reduziu as restrições para a entrada de turistas no país. No entanto, turistas brasileiros também seguem impedidos de entrar.

Portugal

As restrições de entrada de brasileiros em Portugal são parecidas com as da França.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade