18.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Portocel recebe carga com 1.852 carros elétricos

É a primeira vez que o porto especializado em celulose vai movimentar carga de veículos, apostando na diversificação de produtos

Por Kikina Sessa

Uma carga de 1.852 carros elétricos da marca BYD, oriundos da China, desembarca na sexta-feira (21) no terminal de celulose Portocel, do Grupo Suzano e Cenibra, em Aracruz, a maior parte deles em containers flat rack. Essa é uma operação inédita, já que o terminal localizado no Norte do Estado é referência na movimentação de produtos florestais. 

- Continua após a publicidade -

A maior parte dos veículos – 1.350 unidades – estará acomodada em 450 containers no sistema flat rack, que permite que a carga seja manuseada pela parte superior ou pelas laterais da estrutura. Os veículos devem chegar ao porto a bordo de um navio da G2 Ocean, que já atua no Portocel com a movimentação de celulose.

O desembarque da carga será feito pelo guindaste da própria embarcação. Os veículos serão armazenados e seguirão para uma Estação Aduaneira (EAD) localizada na Grande Vitória, em caminhões cegonheiros.

A operação reforça o processo de diversificação do terminal, em operação desde 1978, cujos acionistas são a Suzano e a Cenibra. O porto é reconhecido pela excelência na movimentação de produtos florestais e vem diversificando sua atuação, operando cargas como rochas ornamentais, produtos siderúrgicos e equipamentos de grande porte destinados à indústria do petróleo. Em breve também passará a movimentar fertilizantes, em uma parceria que envolve a Adufértil e a Suzano.

Imposto

O Brasil vem recebendo uma quantidade enorme de carros elétricos importados no primeiro semestre de 2024 porque o imposto de importação vai subir nas próximas semanas, informou o Sindicato do Comércio de Exportação e Importação (Sindiex). Por isso, os portos, entre eles o de Vitória, estão sobrecarregados. “Este primeiro desembarque em Portocel é extraordinário, mas o objetivo dos executivos do porto é estabelecer linhas regulares. Portocel vem desenvolvendo um profundo trabalho de expansão e diversificação de cargas, trazer carros por Aracruz está no radar”, diz o site do sindicato.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA