20.5 C
Vitória
terça-feira, 7 dezembro, 2021

Podcast: conheça a mídia que tem conquistado os ouvintes

Os arquivos podem ser criados pelos usuários e abordam qualquer tema. Saiba mais sobre esse mundo!

Assim como as mídias de TV, rádio, entre outras, os podcasts são arquivos de áudio transmitidos via internet, que levam informações ou apenas conteúdo musical a vários públicos. O termo é uma junção das palavras iPod e broadcast (transmissão via rádio), e surgiu em 2004.

Os créditos do conceito deste termo são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts e disponibilizou o código na Internet para que outros programadores pudessem aperfeiçoar e utilizar.

É uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, desde política a filmes. O podcast funciona como um blog, mas ao invés de escrever, as pessoas falam.

Empresas responsáveis por propagar notícias têm cada vez mais aderido a esse formato. É o caso da revista Comunhão, que transmite conteúdo religioso há mais de dois anos. “Com os podcasts, os nossos leitores têm mais fácil acesso ao conteúdo que produzimos. Assim, será possível ouvir as matérias em qualquer lugar e não perder nenhum detalhe sobre o conteúdo que produzimos”, completou a auxiliar de redação da revista Comuninhão, Bruna Schnerock.

Podcast no Brasil

O primeiro podcast brasileiro surgiu já em 2004, quando Danilo Medeiros criou o “Digital Minds”, criado como parte do blog, com o mesmo nome. Esse não foi o primeiro canal a disponibilizar arquivos de áudio para download, mas o primeiro a fazê-lo  por meio do podcasting – meio de publicação de arquivos de mídia digital por meio de feed RSS, permitindo aos assinantes o acompanhamento ou download automático do conteúdo à medida que é atualizado.

Em 2005, foi organizada a primeira edição da Conferência Brasileira de Podcast (PodCon Brasil), evento brasileiro destinado ao tema, organizado por Ricardo Macari e patrocinado pelo podcaster Eddie Silva e pela cervejaria Kaiser. Posteriormente, passou a fazer parte do Fórum de Mídias Digitais e Sociais.

Durante o evento, foi organizada a Associação Brasileira de Podcast (ABPod), tendo sido indicado para presidente o podcaster Billy Umbella, mais conhecido como Maestro Billy, aceito por unanimidade.

Como ouvir um podcast?

Para receber podcasts, o usuário deve instalar um agregador de informação em seu computador. Atualmente, um dos mais populares é o software gratuito iTunes, da Apple, que atualiza os programas selecionados pelo usuário.

iPodder e Primetime Podcast Receiver também estão entre as opções. Abra o post do episódio, clique no botão “Download” com o botão direito e em seguida em “Salvar Link Como…“ e ouça em seu computador.

Mas também há a opção de ouvir pelo feed. Instale um agregador de podcast como o Podcast Addict, em seu smartphone, cadastre o feed (disponível facilmente nos sites dos podcasts) e ouça por meio do agregador.

Encontro de Podcasters

E para quem gosta desse tipo de mídia e quer trocar experiências não pode perder o encontro que será realizado nesta sexta-feira (30), no Shopping Norte Sul. “O Encontro POCA” reunirá podcasters e ouvintes para uma confraternização.

O responsável pelo evento, Renan Cirilo Alves, contou que o podcast é uma mídia onde o grande diferencial é a acessibilidade dos produtores e a empatia de seus ouvintes. “Partindo da ideia de que juntar a maior quantidade possível de pessoas de diversos programas foi uma experiência muito válida para quem participou, decidimos manter os encontros para toda última sexta feira de cada mês”.

Para o gerente de marketing do shopping, Leonardo Picinati “qualquer evento que agregue a cultura do nosso estado é muito bem vindo aqui em Jardim Camburi, basta conferir a partir das sete e meia da noite”.

Serviço:
Encontro POCA – Podcasters e Ouvintes Capixabas
Dia: 30 de junho (sexta-feira)
Horário: 19h30min às 22h
Local: Shopping Norte Sul
Informações: (27) 99923-9669

 

 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade