- Continua após a publicidade -

Planos de saúde terão que cobrir teste de zika vírus

O custo do exame é de R$ 1.6 mil e a resolução da ANS entra em vigor em 30 dias. 

A partir de julho, a identificação dos casos de zika vírus não será mais feita de acordo com os sintomas apresentados pelos pacientes, como ocorre atualmente. A ANS (Agência Nacional de Saúde Complementar), que regula os planos de saúde, determinou que as operadoras terão de cobrir as despesas com três tipos de testes para diagnosticar a infecção pelo zika vírus, um procedimento que custa R$ 1.600,00.  

A resolução da ANS, que amplia o rol de procedimentos obrigatórios, foi assinada pelo presidente da agência José Carlos de Souza Abrahão e entra em vigor em 30 dias. A Fenasaúde, federação que reúne as principais operadoras de planos de saúde, afirmou em nota que apoia a decisão do governo que fez a inclusão dos testes no rol de procedimentos obrigatórios antes do prazo normal de atualização da tabela, que seria de dois em dois anos. A última foi em janeiro deste ano com 21 novos itens.

- Continua após a publicidade -

A entidade também informou que é fundamental que o exame seja solicitado adequadamente, guiado por protocolos científicos, para garantir sua eficiência clínica e a sua sustentabilidade junto às operadoras de saúde. Nesse sentido, é imprescindível que a amplitude desta cobertura seja delineada por uma Diretriz de Utilização (DUT), como proposto pela ANS. A confirmação do diagnóstico não altera a conduta clínica.

O zika virus que pode causar a dengue e a febre Chikungunya e nas gestantes, o vírus pode causar a microcefalia no feto. Por isso, no caso das grávidas, a certificação de doença é importante, pois irá orientar o profissional de saúde na condução do seu pré-natal, e preparar a gestante e seus familiares para o caso de se identificar anomalia que comprometa a formação do feto.

 

 

Leia Mais

Vacina da gripe será liberada para toda população...
MPES reúne instituições para fortalecer rede de proteção
Saúde suplementar alcança 52,5 milhões de usuários em...
Revalida 2025: recursos podem ser feitos até o...
Cientistas dizem que mutação do zika causou surto...
Anvisa manda recolher lote de coco ralado ‘Casa...
BR tem menor taxa de homicídios da série...
Regras novas entre operadoras e beneficiários de saúde
Revalida 2025: Último dia para recursos
Substância pode bloquear produção do vírus Zika, revela...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

- Publicidade -

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -