25.9 C
Vitória
sábado, 4 maio, 2024

Confiança do comércio recua em junho

Eletrodomu00e9sticos da linha branca devem reverter a situau00e7u00e3o no segundo semestre

Índices levantados pela Fundação Getúlio Vargas e pela Fecomércio-ES mostram queda na confiança dos comerciantes no último mês. Cenário deve melhorar no segundo semestre de 2012.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgou nesta terça-feira (03) o índice de confiança do comércio (Icom). Após três meses de relativa melhora, o indicador trimestral evoluiu desfavoravelmente em junho, recuando 3,7% na comparação com igual período de 2011.

- Continua após a publicidade -

No Espírito Santo, o mês de junho também foi de baixa na confiança do comércio, como mostra levantamento realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Espírito Santo (Fecomércio-ES). O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) atingiu no último mês 122,0 pontos, uma queda de -2,4% em relação a maio. O resultado negativo foi impulsionado pelo Índice de Condições Atuais da Economia, que apresentou queda de -8,7% em relação ao mês anterior.

O presidente da Fecomércio-ES, José Lino Sepulcri, conta que a situação pode ser analisada como decorrente da crise econômica internacional, que refletiu na economia capixaba. “A realidade econômica mundial sempre repercute em outros países, principalmente em relação às expectativas, e no Espírito Santo não foi diferente. A confiança dos comerciantes teve uma redução por conta deste cenário”, explica ele.

Segundo Sepulcri, é esperada uma melhoria nesses índices no segundo semestre de 2012. “Geralmente, há uma recuperação no segundo semestre do ano. Mas este ano estamos mais cautelosos, por conta da crise. É preciso lembrar que a desvalorização do real também repercutiu no comércio, pois os brasileiros compram muitos produtos importados, que ficaram mais caros com o aumento do dólar. Assim, as vendas diminuíram, e o comércio está mais cauteloso”, comenta o presidente da Fecomércio-ES.

A partir de julho, os incentivos dados pelo Governo Federal para os produtos da linha branca (eletrodomésticos) e a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) devem aquecer as vendas, de acordo com Sepulcri.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA