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sexta-feira, 19 abril, 2024

Pesquisa Top Marcas 2010

Pesquisa Top Marcas 2010Qual é o supermercado mais lembrado pelas classes A e B na Grande Vitória? E a instituição de ensino de destaque? Qual é o carro que chama a atenção de todos e qual é a operadora de telefonia que não sai da cabeça dos capixabas? Com o objetivo de responder a essas e muitas outras questões fundamentais para o desenvolvimento de estratégias de negócios, a ES Brasil apresenta agora os resultados da Pesquisa Top Marcas 2010. Trata-se de uma análise completa com informações sobre as predileções no que se refere a produtos, serviços e empresas, traçando um amplo painel dos hábitos de consumo das classes A e B das cidades de Vitória, Vila Velha e Serra, em segmentos que vão do varejo ao automobilístico, passando ainda pelo gastronômico, imobiliário, telefonia, moda, finanças, educação e saúde.

Criada há cinco anos, a revista ES Brasil repercute temas como crescimento econômico sustentável, impacto de medidas governamentais e assuntos oportunos e relevantes para o crescimento do Estado. Em suas 58 edições, a revista, única em seu segmento no Espírito Santo, traz mensalmente dados estratégicos para seus leitores, atuando assim como formadora de opinião e bússola para a classe empresarial. Com a realização da Top Marcas não é diferente: a pesquisa coloca definitivamente a ES Brasil como uma publicação especializada em economia, negócios, finanças e gestão; uma ferramenta de suporte para que empresários, líderes e empreendedores possam compreender melhor os mercados em que atuam.

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Consolidada no meio corporativo, a Top Marcas chega à edição deste ano com algumas mudanças: agora são 46 categorias, 11 a mais do que na pesquisa de 2009. As novidades passam pelo segmento de educação, com a inclusão de cursos de MBA, mestrado, doutorado e gestão. Outra novidade no estudo é a parte voltada para casa e família, com cama, mesa e banho, decoração, acessórios femininos, tecidos e utilidades. No período de realização do estudo, entre os dias 22 e 26 de março, 20 profissionais foram a campo apurar quais são as marcas que não saem da cabeça dos consumidores AB da Grande Vitória.

Segundo o diretor-executivo da Next Editorial, Mário Fernando Souza, a Top Marcas oferece ao leitor informações sobre o posicionamento atual de marcas, produtos e serviços disponíveis aos capixabas. “A representatividade de algumas dessas marcas foi ampliada, em um reflexo da tendência do amadurecimento das classes A e B no Espírito Santo. A Pesquisa Top Marcas é algo pioneiro, que mostra os hábitos de consumo neste momento de chegada de investimentos e expansão dos grandes negócios no Estado”, explicou.

Credibilidade que conquistou os capixabas

Para se medir o perfil de consumo das classes A e B da Grande Vitória, a pesquisa foi realizada na região norte de Vitória (compreendendo a área entre os bairros da Enseada do Suá e Jardim Camburi), na região litorânea de Vila Velha (Centro, Praia da Costa, Praia de Itapoã e Itaparica) e na Serra (Sede e Avenida Central de Laranjeiras).

Para Anselmo Hudson Siqueira, diretor da Merccato, empresa responsável pelo levantamento dos dados, a receptividade do público foi marcante. “A credibilidade do processo conquistou os capixabas e o mercado. O cidadão capixaba entendeu o valor da informação segmentada nos dias de hoje e a importância de se responder às pesquisas de opinião. Sabe que, de alguma forma, o trabalho daquela pesquisa vai retornar em melhorias em produtos, serviços e até de qualidade de vida, mesmo que de maneira indireta”, disse.

De acordo com Siqueira, a pesquisa Top Marcas é importante para o mercado publicitário mensurar o resultado das suas ações de comunicação ao longo do ano. “É útil para que as empresas possam avaliar o desempenho das suas marcas e das marcas concorrentes. Já para o consumidor, a pesquisa fornece dados que podem atestar a performance das suas marcas preferidas. Essa é a principal utilidade da Top Marcas: ser um indicador de desempenho mercadológico com foco nos consumidores das classes econômicas A e B”, frisou.

Do ponto de vista do diretor da Merccato, a revista ES Brasil disponibiliza uma alternativa de avaliação para as marcas presentes em nosso mercado consumidor. “Este fato é salutar para a economia capixaba, na medida em que amplia o grau de liberdade do mercado publicitário e empresarial na análise da performance mercadológica das suas respectivas marcas, através de indicadores diferenciados e de qualidade técnica”, frisou.

Metodologia

A principal diferença da pesquisa Top Marcas em 2010 para as edições anteriores é a maior segmentação do mercado consumidor, focado nas pessoas com 16 anos ou mais e renda familiar igual ou superior a R$ 5 mil (até o ano passado a renda considerada era a partir de R$ 4 mil). O resultado final da pesquisa Top Marcas origina-se de uma amostra contendo 500 entrevistas com público que ganha pelo menos 10 salários mínimos por mês dentro do núcleo familiar. “A pesquisa é realizada nas ruas, em pontos de grande concentração de renda e vale ressaltar que as pessoas estão mais receptivas às pesquisas realizadas nos pontos de fluxo da cidade”, explicou Anselmo.

O questionário aplicado é composto por perguntas com respostas espontâneas. “Ou seja, o entrevistado responde o que lhe vem à lembrança naquele momento, sem interferência externa e nenhum tipo de estimulação. Essa lembrança espontânea é poderosa e vale muito para as empresas montarem suas estratégicas de fixação de marca e aumento do consumo dos seus respectivos produtos. São entrevistadas pessoas de idades e gêneros diferentes, segmentadas por faixa de renda familiar, para tornar o resultado mais específico desta classe de pessoas”, destacou Siqueira. Os 500 questionários têm uma margem de erro de 3,0 pontos percentuais para uma confiabilidade de 95%.

Nas próximas páginas, o leitor de ES Brasil terá em mãos um retrato fiel do que as classes de maior poder aquisitivo no coração do Espírito Santo buscam, compram e desejam. No que investem, onde comem, o que bebem, onde se capacitam. De posse dessa pesquisa, empresas que disputam o consumidor na Grande Vitória ganham uma bússola. Quanto maior a lembrança espontânea da marca na mente do consumidor, maior a vantagem competitiva desta empresa perante a concorrência.

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