Um total de 37 empresas brasileiras do setor de rochas participou da Marmomac e movimentou US$ 359,27 milhões (R$ 2,07 bilhões) em negócios
Por Redação
O setor brasileiro de rochas naturais esteve representado na Marmomac 2024, maior feira de rochas do mundo, realizada em Verona, na Itália, entre os dias 24 e 27 de setembro. A participação foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas) e a It’s Natural – Brazilian Natural Stone.
O pavilhão brasileiro foi composto por 37 empresas do segmento e movimentou US$ 359,27 milhões (Cerca de R$ 2,07 bilhões) em negócios imediatos e para os próximos 12 meses. “O resultado tão positivo é fruto de ações como essa, de participações em grandes feiras internacionais, e de projetos desenvolvidos em parceria com entidades do segmento de rochas naturais”, afirmou Maria Paula Velloso, gerente de Indústria e Serviços da ApexBrasil, acrescentando que inovação e sustentabilidade estão entre os princípios norteadores dos projetos.
De acordo com Tales Machado, presidente do Centrorochas, “o evento em Verona foi um grande sucesso, com 37 empresas brasileiras expondo e saindo muito satisfeitas, tanto pelos negócios fechados quanto pelos inúmeros contatos e parcerias estabelecidas. Além disso, tivemos uma forte presença cultural, com a Camerata Jovem Rochativa se apresentando na abertura do Pavilhão Brasileiro, o que foi um marco para nós. Essa semana reforçou nossa posição do Brasil no cenário internacional e aumentou as expectativas para o lançamento da Marmomac Brazil no próximo ano, que será uma feira grandiosa, à altura do potencial do nosso país, trazendo ainda mais oportunidades de negócios e exportações para as empresas brasileiras”.
Para o manager do grupo IBMG, Nilton José Neumann, a feira foi muito proveitosa. “Fizemos bons contatos, estamos muito satisfeitos. Nos surpreendeu pela boa procura de materiais que estamos lançando no mercado esse ano”, afirmou. O grupo IBMG é de Cachoeiro de Itapemirim e atua no setor de mineração, como atacadista de mármores e granitos.
Adriana Alemães, coordenadora de Vendas da Marbrasa, concorda. “A feira foi muito importante. Recebemos muitos clientes, fizemos novos contatos e prospecções. É muito relevante esse trabalho da ApexBrasil na organização de eventos como esse”, reconheceu. Localizada também em Cachoeiro de Itapemirim, a Marbrasa extrai e comercializa mármores, granitos e quartzitos para todo o país e exterior.
O Brasil vai sediar a próxima edição da Marmomac, agendada o período de 18 a 20 de fevereiro de 2025, em São Paulo.
Exportações
Um dos principais players do comércio internacional nesse segmento, o Brasil é o 4º maior produtor de rochas naturais no mundo e o 5º que mais exporta esse produto, de acordo com o Centrorochas. O setor possui mais de 1.200 variedades de materiais e gera 480 mil empregos diretos e indiretos.
Em 2023, o setor de rochas naturais brasileiro exportou US$ 1,11 bilhão, registrando recuo de 13,4% em relação ao ano anterior (2022), e atualmente detém a relevante posição de fornecedor líder nos Estados Unidos, o maior mercado consumidor do mundo. Os Estados Unidos foram o destino de mais da metade das exportações do setor em 2023 (54,7%), seguidos pela China (15,4%) e Itália (7,16%).
Entre os vários tipos de rochas naturais brasileira, o quartzito se tornou a mais procurada em todo o mundo. O Brasil é o maior produtor e fornecedor desse material que se tornou popular há pouco tempo, devido ao avanço da tecnologia.
Agência Brasileira
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar esses objetivos, a Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.