24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

O primeiro dia dos Passos de Anchieta

Milhares de andarilhos iniciaram a caminhada dos 100 Km que separam as antigas vilas de Nossa Senhora da Vitória e de Rerigtiba.

A orla das praias urbanas de Vila Velha foram tomadas por andarilhos na manhã desta quinta-feira (31), quando teve início a 21ª edição dos Passos de Anchieta. Neste primeiro dia, os fieis partiram da Catedral Metropolitana de Vitória,a na capital capixaba, e irão percorrer cerca de 25 km até a Barra do Jucu, onde fazem o primeiro ponto de parada.

Ao todo, serão 100 Km correspondentes à trilha que habitualmente era percorrida pelo Padre Anchieta em seus deslocamentos da Vila de Rerigtiba, atual cidade de Anchieta, à Vila de Nossa Senhora da Vitória onde cuidava do Colégio de São Tiago. As caminhadas eram quinzenais, desde que preferiu recolher-se à vila indígena nas costas do Espírito Santo que lhe fazia lembrar San Cristoban de Laguna, em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde nasceu.

- Continua após a publicidade -

O roteiro é o quarto desse tipo existente no mundo – os outros três são Caminho de Santiago de Compostela (Espanha); a trilha da Terra Santa (Jerusalém); e a trilha de Roma (Itália).

Os Passos de Anchieta

Já no segundo dia do trajeto, os fieis partem da Barra do Jucu em direção a Setiba, no município de Guarapari, num total de 28 km. Nesse segundo trecho, os andarilhos passam pela praia de Ponta da Fruta e, em seguida, entram no Parque Estadual Paulo César Vinhas, seguindo rumo a Setiba.

O primeiro dia dos Passos de Anchieta

No sábado, o trajeto de 24 quilômetros feito de Setiba a Meaípe, inclui as praias da Aldeia e Três Praias, em Guarapari, uma das cidades fundadas pelo Padre Anchieta.

No quarto e último dia dos Passos de Anchieta, os andarilhos percorrem 23 quilômetros até a igreja Matriz de Anchieta. A visão da escadaria que leva ao santuário de Anchieta, uma construção jesuítica de 1597, erguida pelo beato em seu último ano de vida com a ajuda dos índios tupis, é considerado pelos andarilhos, um dos “prêmios” da escalada.

O roteiro Os Passos de Anchieta é cumprido em jornadas diárias médias de quatro a cinco horas pelas pessoas que tem o hábito de caminhar regularmente ou por períodos de seis a 7 horas pelos andarilhos mais sedentários que sem o exercício regular se dispõe a fazê-lo.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA