Apesar do aumento dos atendimentos, o prazo médio de envio de resposta ao cidadão foi de 12 dias, menos da metade do máximo previsto em lei
Por Josué de Oliveira
No primeiro semestre deste ano, a Ouvidoria-Geral do Estado fez 11.402 atendimentos de cidadãos, o que representa um aumento de 18,32% a mais do que nos mesmo período de 2020, quando foram registradas 9.636 demandas.
O assunto mais buscado foi “Coronavírus”, com 853 ocorrências, seguido de solicitações a respeito de documentos públicos (740) e relativas à vacinação, com 555 registros.
Do total de demandas, 6.806 foram reclamações, 2.348 denúncias, 1.899 pedidos de informação, 220 sugestões e 129 elogios.
Apesar do aumento dos atendimentos, o prazo médio de envio de resposta ao cidadão foi de 12 dias, menos da metade do máximo previsto em lei, que é de 20 dias, prorrogáveis por mais dez, para pedidos de informação; e 30 dias, que podem se estender por mais 30, para as demais manifestações.
Além disso, 97,75% das demandas recebidas são atendidas dentro do prazo.
A Ouvidoria-Geral do Estado recebe demandas destinadas a todos os órgãos do Governo do Espírito Santo. A maioria dos chamados é realizada por meio do site www.ouvidoria.es.gov.br.
O cidadão também pode utilizar o telefone 0800 022 11 17 (das 9h às 17h) ou enviar a demanda pelo e-mail [email protected].
Ao registrar a manifestação, o cidadão recebe um número de protocolo para acompanhar o andamento da demanda. Além disso, o sigilo é garantido.