Outono pede cuidados com os pets

0
1181
PL sancionado pelo governador Renato Casagrande implementa programa com medidas visando a causa animal
PL sancionado pelo governador Renato Casagrande implementa programa com medidas visando a causa animal - Foto: Helena Lopes

Com a chegada da estação mais seca e fria, é preciso estar alerta às doenças que podem afetar os pets nesse período

O verão se despede e temperaturas mais amenas e clima mais seco chegam com o outono. A nova estação pede cuidados e atenção não somente para os humanos, mas para os bichanos também. Doenças como gripes e dores articulares também acometem cães e gatos.

Entre as doenças respiratórias mais comuns temos a Traqueobronquite Infecciosa Canina, mais conhecida como tosse dos canis, e a Rinotraqueíte Infecciosa, com o herpesvírus felino HFV-1 dentre os agentes infecciosos que acometem os gatos.

- Continua após a publicidade -

A médica-veterinária Perla Akiyama, da Lifepet explica que ambas afecções respiratórias podem ser prevenidas ou ao menos amenizadas com a vacinação, através da vacina de gripe canina e da polivalente nos gatinhos.

Outro problema que os pets podem sofrer durante esse período do ano é o oftalmológico. Como o clima está mais seco, principalmente animais que possuem os olhos mais proeminentes, como no caso dos braquicefálicos, podem sofrer com o ressecamento e irritação da mucosa ocular. Orienta-se fazer sempre a limpeza dos olhos dos pets solução fisiológica e colírios ou soluções específicas prescritos pelo médico-veterinário. É importante ficar atento a qualquer alteração para que o animal não tenha uma conjuntivite.

Em relação aos problemas osteoarticulares, os animais seniores ou que já apresentam a doença, podem ter maior sensibilidade nessa época do ano, ocorrendo dores nas articulações e na coluna, desconforto ao toque, e sendo relutantes a atividades físicas.
Também aumenta a incidência de pulgas e carrapatos em algumas regiões, pois no outono, como as folhas e pastagens estão mais secas, as parasitoses tendem a se proliferar, aumentando as infestações em pets que não foram prevenidos.

Dicas de cuidados

Veja a seguir algumas dicas de prevenção e cuidados para os pets no outono:

  • Olhos: Orienta-se fazer sempre a limpeza dos olhos dos pets com água limpa ou solução fisiológica, caso o pet apresente pequena quantidade de secreção ressecada nos olhos. Caso esta secreção seja constante ou em excesso, procure atendimento veterinário, preferencialmente de um oftalmologista.
  • Passeios: Evite os passeios durante o início da manhã e o final da tarde, caso as temperaturas estejam muito baixas nesta estação.
  • Sono quentinho: Proteja o local onde ele dorme para que o bichinho não pegue muita friagem ou vento. Uma boa opção é forrar sua caminha com cobertas ou colocá-la em uma posição em que não pegue vento. Animais com a pelagem curta podem fazer o uso de roupinhas para ajudar a mantê-los aquecidos nos dias mais frios.
  • Dores articulares: É importante fornecer uma alimentação balanceada, e possibilitar controle de peso do pet, principalmente naqueles predispostos a estas doenças articulares, os quais também podem receber, a critério do médico veterinário, protetores articulares (tais como condroitina, glicosamina, colágeno), para que os pets não venham a sofrer com essas afecções quando envelhecerem.
  • Pulgas e carrapatos: Tenha cuidado com os locais que seu pet passeia ou até com o quintal de casa caso tenha alguma planta que esteja soltando folhas. As folhas secas e o pó também podem causar alergias em animais mais sensíveis, e mantenha-o sempre protegidos contra os endo e ectoparasitas.

Caso perceba qualquer alteração em seu pet, procure o médico-veterinário de sua confiança.