24.4 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Olimpíadas: COI diz que o Rio de Janeiro está pronto para “receber o mundo”

Olimpíadas: COI diz que o Rio de Janeiro está pronto para “receber o mundo”

Para Nawal El Moutawakel (foto), presidente da entidade, o legado deixado pelos Jogos Olímpicos será extremamente importante para todos os brasileiros

A presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para os Jogos Olímpicos, Nawal El Moutawakel, informou nessa segunda-feira (11), que a cidade do Rio de Janeiro está pronta para “receber o mundo”. O texto publicado no site da entidade revela as avaliações da campeã olímpica marroquina, a 25 dias da abertura dos jogos.

- Continua após a publicidade -

“O Rio de Janeiro está pronto para receber o mundo. Os atletas olímpicos de 2016 podem esperar morar em uma Vila Olímpica incrível e competir em instalações absolutamente deslumbrantes”, disse a presidente, que considerou as estruturas na Barra e Deodoro “no estado da arte” e destacou as belezas naturais da cidade. “Não consigo imaginar cenários mais espetaculares para os melhores atletas mostrarem seus talentos para o mundo”.

Nawal, que acompanhou a preparação dos jogos desde 2009, realizou as vistorias finais nos últimos dias e afirmou que os brasileiros conseguiram “transformar a cidade por meio de uma visão de legado que eles tornaram realidade”. “Não apenas por entregarem todas as arenas e serviços que os jogos requerem a tempo, mas também criando um legado que vai beneficiar os cidadãos locais e todo o país por décadas”, acrescentou.

A presidente revelou ainda suas preocupações com vírus Zika durante suas últimas inspeções. De acordo com o COI, a Organização Mundial de Saúde não recomendou restrições de viagem aos países em que há transmissão do vírus, e que as autoridades e organizadores detalharam ações para minimizar os riscos de contágio.

“Também foi pontuado que os jogos ocorrerão nos meses de inverno de agosto e setembro, quando o clima mais seco e ameno reduz fortemente a presença de mosquitos e, com isso, o risco de infecção”.

A área de segurança também foi tratada no texto do COI, que revelou que 85 mil agentes vão atuar durante os jogos, com o apoio de forças de 55 países, “garantindo a segurança da Vila Olímpica, das arenas esportivas e da infraestrutura, assim como dos aeroportos e principais vias da cidade”. 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA