22.7 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Indústria capixaba conquista o pódio de crescimento em 2023

Com alta de 9,4% entre janeiro e novembro, indústria do Estado só ficou atrás do Rio Grande do Norte.

Por Gustavo Costa

As expectativas para o setor industrial capixaba se confirmaram em 2023. De janeiro a novembro, a produção da indústria do Estado cresceu 9,4%, de acordo com a Pesquisa Industrial Mensal apurada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta sexta-feira (12).

- Continua após a publicidade -

Um número tão expressivo catapultou o Espírito Santo à segunda posição no Brasil quando se fala em crescimento industrial. Apenas a indústria do do Rio Grande do Norte (12,2%).

O crescimento pode ser explicado por diversas frentes: da expansão do setor extrativo, que cresceu 18,9%, à  retomada do FPSO Cidade de Anchieta, que aumentou a produção de petróleo em mar; passando ainda pelo Plano de Desinvestimento da Petrobras e os estímulos regulatórios da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), tudo contribuiu para a diversificação e um grande momento para as empresas atuantes no Espírito Santo, o que também resultou na recuperação da produção.

Para a presidente da Findes, Cristhine Samorini, o bom momento tem tudo para ser mantido neste ano que acaba de começar. “Em 20223 tivemos recuperação no setor de óleo e gás e de minério de ferro, segmentos que têm importante contribuição para a economia capixaba. E, para 2024, as expectativas seguem otimistas quanto à continuidade dos avanços no setor extrativo, devido ao aumento da capacidade de produção da Samarco assim como a entrada de novos operadores no setor petrolífero no Estado” explicou ela á ES Brasil.

O setor industrial se destacou gerando 14 mil empregos com carteira assinada, sendo oito mil apenas na área da construção civil.

Segundo a Bússola do Investimento da Findes, estão previstos, até 2027, mais de R$ 46,7 bilhões em investimentos no Estado. A indústria representa R$ 23 bilhões desse total. Entre os projetos podem ser destacados o Plano Diretor Ambiental da Vale, os investimentos na planta da Samarco no Estado, e a ampliação da usina siderúrgica do Grupo Simec, localizada em Cariacica.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA