28.8 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Fecomércio vai realizar oficinas para aproveitamento total dos alimentos

Programa Comunidade Gourmet vai ensinar a população a aproveitar integralmente os alimentos, inclusive cascas

Por Patrícia Battestin

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) vai realizar oficinas gratuitas de culinária para as comunidades aprenderem a aproveitar integralmente os alimentos, inclusive a casca.

- Continua após a publicidade -

É o projeto Comunidade Goumert, que será lançado nesta quinta e sexta-feira (27 e 28), na Fundação Fé e Alegria, em Nova Esperança, Cariacica. A atividade terá formato itinerante, sendo uma edição mensal, sempre em dois dias, com turmas diferentes, até dezembro do próximo ano.

Neste mês de outubro, a ação ocorre das 13h às 17 horas. No local, as famílias contarão com uma estrutura de cozinha para assistir às aulas de culinária, e colocar a mão na massa. Serão ensinadas técnicas de preparo, corte, limpeza, cozimento, assim como receitas simples para gerar oportunidades de renda e fomentar o empreendedorismo.

O público-alvo da ação são comunidades em situações de vulnerabilidade social e nutricional contempladas pelo Mesa Brasil Sesc, projeto que atende mais de 100 organizações não governamentais com entrega de alimentos doados por supermercados em diferentes bairros de Vitória. Os participantes de cada oficina serão mobilizados pelas entidades parceiras do programa de combate à fome do Sesc.

Segundo o presidente da Fecomércio-ES, Idalberto Moro, o programa Comunidade Gourmet é uma união de expertises do sistema, por meio do Sesc e Senac, para oferecer à sociedade um projeto social relevante no combate à fome e desperdício de alimentos.

“O projeto contribui para transformar socialmente a vida dessas comunidades, promover a cidadania e faz parte de um programa maior idealizado pela Fecomércio-ES. Temos como desafio, a médio prazo, aproximar a gastronomia do dia a dia das comunidades para, no futuro, levar unidades móveis do Senac com o objetivo de capacitar jovens por meio de cursos de culinária, possibilitando o acesso da juventude ao mercado de trabalho”.

Insegurança alimentar

De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), cerca de 50 milhões de brasileiros vivem em situação de insegurança alimentar, enquanto boa parte dos alimentos é perdida devido a condições inadequadas de colheita, manuseio, armazenagem e transporte, ou desperdiçada no varejo e no consumo. O Brasil está entre os países com maiores índices de perda e desperdício de alimentos. 

Saiba mais sobre o projeto Mesa Brasil

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3 mil parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse programa de solidariedade.

Com informações da Fecomércio.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA