23.3 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Aberta a temporada de observação turística de baleias no litoral de Vila Velha

Mais de 30 mil baleias Jubarte devem passar pelo litoral este ano. A observação turística das baleias foi retomada nesta segunda-feira (21) no Espírito Santo, após interrupção em virtude da pandemia do coronavírus.

A temporada das baleias chegou mais cedo na costa capixaba. Há apenas 25 km do litoral de Vila Velha, 40 minutos mar a dentro, já é possível conferir o espetáculo que são os mamíferos aquáticos em seu habitat natural. Cerca de 30 mil baleias da espécie Jubarte devem passar pelo litoral para reproduzirem e amamentarem seus filhotes.

“Nessa época, a gente recebe a grata visita das baleias, que vêm acasalar, procriar e amamentar seus filhotes. Trabalhamos, ao longo dos anos, o turismo de observação de baleias junto com os órgãos responsáveis por esse segmento turístico”, ressaltou a subsecretaria de Turismo de Vila Velha, Neymara Carvalho.

- Continua após a publicidade -

“Elas vieram mais cedo este ano, no mês de junho, antes costumávamos avistá-las só a partir de setembro. Na última saída para pescar, nos deparamos com centenas de baleias no entorno da lancha durante toda a pescaria. Uma cena incrível”, contou o empresário, Racine Tapias Filho.

Thiago Ferrari, coordenador do Projeto Amigos da Jubarte e da plataforma de pesquisa científica Jubarte Labe, garante que são seguidas todas as normas e regras de legislação de proteção da espécie na hora da observação e dá algumas dicas:

Como proceder na hora da observação?

– Manter uma distância segura de pelo menos 100m se avistar uma baleia ou a 200m se ela estiver com seu filhote, para não estressar o animal. É importante não ultrapassar 30 m de observação;

– Se a baleia se aproximar do barco por vontade própria manter o motor do barco ligado em “neutro” (o ponto morto das embarcações), pois a baleia se orienta pelo barulho. Dessa forma ela não trará riscos de impacto para as embarcações. Nesse caso esperar a baleia se afastar para retomar a navegação sem risco de impacto.

– De forma alguma é permitido o mergulho e a prática de natação com os cetáceos, pois em algum movimento dela natural, apesar de um animal dócil, um acidente pode acontecer com risco de vida se desrespeitarem a norma. Obs.:
Existe também uma multa prevista pelo Ibama para o não cumprimento dessas orientações. O valor é de R$ 2500 reais. Se a infração for realizada dentro de uma unidade de conservação essa multa pode ser dobrada.

– É importante lembrar que, além da aplicação de procedimentos sanitários seguros, é fundamental que as agências de turismo respeitem a legislação de proteção aos cetáceos vigente no Brasil assim como as normas estabelecidas pela Capitania dos Portos, que regulamentam as embarcações utilizadas na atividade.


Serviço

Passeios:  www.queroverbaleia.com ou consulte a @AgenciaAVES. (27 99297-7851 / 27 99980-0413).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA