União entre esferas públicas permitiu investimentos bilionários em projetos estruturantes em todo o Espírito Santo
Por Kebim Tamanini
Em um esforço conjunto para impulsionar o desenvolvimento e promover uma melhor qualidade de vida para os capixabas, os governos federal e estadual, juntamente com as prefeituras do Espírito Santo, realizaram diversos investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana em 2023. As aplicações se destacaram, atingindo a impressionante cifra de R$ 12 bilhões neste ano.
O governador Renato Casagrande vem concentrando esforços em viabilizar investimentos estratégicos na infraestrutura e mobilidade para promover o desenvolvimento socioeconômico e a competitividade do estado. “Pretendo resolver a questão da infraestrutura até 2026, deixando tudo pronto ou encaminhado. Será um legado para a sociedade, para os capixabas e para o Brasil”, destaca.
Na visão do chefe do Executivo é posicionar o estado como um polo atrativo para novas oportunidades, tanto no cenário brasileiro quanto internacional, e por isso é preciso garantir que o Espírito Santo tenha uma infraestrutura sólida e eficiente, com foco especial em boas rodovias, porto, aeroporto e ferrovia para garantir uma mobilidade eficiente e amigável ao meio ambiente e às pessoas.
Veja os principais investimentos que já foram entregues ou anunciados em 2023 nos setores de infraestrutura e mobilidade:
Aeroporto de Linhares
No mês de abril, em Linhares, ocorreu a entrega do novo Aeroporto Regional. Com investimentos da ordem de R$ 67 milhões, provenientes de recursos federais e estaduais, a pista foi preparada para receber voos comerciais com até 150 passageiros e construído um moderno terminal de passageiros. Após a inauguração, a gestão e operação do novo espaço ficaram a cargo da Infraero e a expansão das operações não tardou a acontecer, com a Azul Linhas Aéreas passando a operar voos diretos de Linhares para Confins, em Belo Horizonte, desde o dia 4 de dezembro.
BR-101
Após mais de um ano de desafios e impasses, o governo federal está próximo de finalizar um novo contrato com a Eco101 para a concessão da BR-101 e a duplicação de 170 km da rodovia que corta o Espírito Santo. A informação foi confirmada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante sua visita ao estado, em outubro.
Renan também anunciou que está prevista a implementação de 40 km de terceiras faixas e a construção de 51 km de novos contornos, como parte do projeto de aprimoramento da rodovia.
Contorno do Mestre Álvaro
A imponente obra do Contorno do Mestre Álvaro, entregue pelo governo federal em 15 de dezembro, destaca-se pelo impacto significativo na logística do Espírito Santo. Com 19,7 km de extensão, o projeto inclui 2,3 km de vias elevadas construídas sobre solo mole, desafiando a engenharia em um terreno instável. O investimento é de aproximadamente R$ 600 milhões.
A principal proposta do Contorno do Mestre Álvaro, além dos evidentes ganhos logísticos, é a redução em 30% do tráfego de veículos pesados na Serra, aprimorando a segurança viária na região. “Nosso trânsito possui mais de 200 mil veículos licenciados na cidade. E 55 mil veículos circulam diariamente pelos 40 km que cortam o município da Serra”, destaca o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal.
Ampliação da Terceira Ponte
Com uma grandiosa celebração, à altura da importância do projeto, foi inaugurada, em agosto a expansão da Terceira Ponte – um investimento de R$ 53 milhões destinado a desafogar o tráfego entre Vila Velha e a capital, Vitória.
A intervenção envolveu o ajuste da largura das pistas e a reordenação do fluxo de veículos. As faixas do lado esquerdo, agora com 3,10 metros de largura cada, são exclusivas para transporte coletivo e motocicletas, enquanto as faixas do meio, com 2,80 metros de largura cada, foram destinadas aos automóveis.
O Governo do Estado assegura um aumento de aproximadamente 40% na capacidade da ponte, que enfrentava frequentes congestionamentos. De acordo com dados da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), em média, circulam na Terceira Ponte 41 mil veículos por dia.
Ciclovia da Vida
Com investimento de R$ 127 milhões, a Ciclovia da Vida foi inaugurada juntamente com a ampliação da Terceira Ponte, Construída a uma altura que chega a 70 metros no vão central, ela se destaca como a mais elevada do país. Nos primeiros dois meses após a sua inauguração, a ciclovia registrou surpreendentes 100 mil acessos, evidenciando a aceitação e a utilização ativa pelos ciclistas locais.
Um outro aspecto que merece celebração é a notícia recente divulgada pela Rodosol, concessionária que administrou a terceira ponte até o final de dezembro: tentativas de suicídio na área cessaram desde a instalação das grades em torno da ciclovia. Esse resultado sublinha não apenas a importância da infraestrutura para a mobilidade urbana, mas também para a segurança e bem-estar da sociedade.
Orla de Meaípe
Em setembro, o governador Renato Casagrande inaugurou a nova orla de Meaípe, em Guarapari, revitalizando o cenário turístico da região. O processo de engordamento da praia, cuja faixa de areia quase desapareceu devido à erosão, resultou em um aumento de 50 metros em sua largura, dando vida nova ao cenário natural. As intervenções estendem-se por 3,3 km, com investimento que totaliza R$ 102 milhões.
A obra incluiu também a instalação de dois píeres, com 185 metros e 135 metros de extensão, adentrando o mar, e ainda a restauração de uma parte da rodovia ES-060, com mais de 2,1 km de trecho reabilitado.
Orla de Cariacica
Com inauguração, a Nova Orla de Cariacica surge como um projeto transformador, que redefine o conceito de áreas públicas à beira-rio. Localizada ao longo da Avenida Vale do Rio Doce, a obra resulta de uma parceria entre a prefeitura e o Governo do Estado e recebeu recursos estimados em R$ 34 milhões.
O diferencial é a presença de uma ciclovia que se estende por quase 2 km. Além disso, a nova orla tem três restaurantes, banheiros, iluminação pública com LED à base de energia solar, estacionamento, pista de skate e áreas para exercícios físicos, entre diversos outros equipamentos sociais.
Aquaviário
O novo Sistema Aquaviário, que conecta por via marítima os municípios de Cariacica, Vitória e Vila Velha, foi inaugurado em agosto, após o antigo serviço ter ficado desativado desde o fim dos anos 90. O investimento para a reimplantação do sistema totalizou R$ 6 milhões. As viagens se iniciaram com duas embarcações, mas está prevista a integração de uma terceira até o final deste ano.
O governador Casagrande destacou que o sistema visa a desafogar o trânsito e,
ao mesmo tempo, potencializar o turismo na Grande Vitória. “Mesmo não sendo um modal para transporte massivo,
será uma alternativa para aliviar o trânsito nas Segunda e Terceira Pontes”, afirmou.
Binário da Norte Sul
A Prefeitura da Serra, em parceria com o Governo do Estado, está prestes a inaugurar as intervenções nas avenidas Norte Sul e Lourival Nunes, um investimento conjunto de R$ 80 milhões.
A obra abarca 19,5 km do trecho que se estende desde a entrada da Arcelor Mittal Tubarão, em Carapina, até o cruzamento da rodovia ES-010, no sentido Vitória x Serra. Nas avenidas foram implementadas três faixas para veículos e uma ciclovia
exclusiva no binário.
Obras de macrodrenagem
Após mais de seis décadas de alagamentos frequentes, os investimentos de R$ 750 milhões realizados pelo Governo do Estado e Prefeitura de Vila Velha parecem finalmente estar resolvendo esses problemas enfrentados pelos moradores da cidade.
Até o momento, foram construídas quatro Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs), e outras cinco estão programadas para serem entregues em breve, além de galerias, canais, diques e comportas em locais estratégicos.
“Estamos realizando o maior investimento da história do Espirito Santo, ultrapassando R$ 450 milhões somente na cidade canela-verde. E vamos passar de R$ 1 bilhão em macrodrenagem em todo o Estado”,
disse o governador Casagrande.
Construção da Ferrovia EF 118
Se não houve inauguração na área de ferrovias no Espírito Santo em 2023 houve, contudo, a apresentação oficial, em julho, do projeto da nova ferrovia que conectará Santa Leopoldina a Anchieta. Com um investimento de R$ 6 bilhões, a Vale lidera a empreitada, que tem uma extensão de cerca de 80 km, além de um adicional de 20 km que conectará a ferrovia ao Porto de Ubu. O traçado passará pelos municípios de Santa Leopoldina, Cariacica, Viana, Vila Velha, Guarapari e Anchieta.
A Vale também se comprometeu voluntariamente a doar ao governo estadual o projeto básico do segundo trecho da ferrovia, de 87 km, entre Anchieta a Presidente Kennedy. A doação do projeto básico é importante para facilitar ações junto aos órgãos públicos,
além de atrair parceiros e investimentos para sua concretização.
Complexo de Carapina
Fruto de um investimento superior a R$ 76 milhões feito pela administração estadual, a solução para os problemas de engarrafamentos diários na região da Serra que faz divisa com a capital – um dos pontos mais críticos do trânsito da Região Metropolitana – chegou no fim do mês de julho, para alívio dos mais de 55 mil motoristas que trafegam por ali todos os dias.
Entre as melhorias realizadas destaca-se, especialmente, a construção do viaduto de Carapina, além da ampliação da Rodovia das Paneleiras, instalação de calçadas e ciclovias, implementação de iluminação pública e criação de praças. As obras trouxeram uma melhoria de 50% no fluxo de veículos, contribuindo para a qualidade de vida e a mobilidade urbana da Grande Vitória.
Rotatória do Ó
A tão aguardada Rotatória do Ó, localizada na Serra, foi entregue em outubro após três anos de obras. Esse novo sistema viário recebeu investimentos significativos de R$ 68 milhões e incluiu a implementação de uma via expressa exclusiva para ônibus que promete agilizar o deslocamento de milhares de pessoas.
Além das três passagens construídas por baixo da pista principal, a infraestrutura tem estacionamento público para aproximadamente 200 veículos, uma praça com pista de skate e áreas de lazer e convivência para as famílias e ainda uma ciclovia de 3,6 km de extensão no Sistema Viário Eldes Scherrer Souza, que se conecta à ciclovia da avenida Copacabana.
Saneamento básico
O ano de 2023 tem se destacado no Espírito Santo pela implementação de medidas no setor de saneamento básico. A Companhia Espírito-Santense de Saneamento (CESAN) protagoniza esse cenário ao apresentar o maior pacote de investimentos já realizado no estado, totalizando R$ 4,3 bilhões, representando uma mudança significativa no panorama do abastecimento de água e tratamento de esgoto.
A companhia também anunciou para a cidade de Guarapari e Anchieta, conhecidas pelo desafio de desabastecimento de água durante a alta temporada turística, o investimento de
R$ 2,3 milhões destinado à realização de estudos preliminares, levantamentos topográficos, elaboração de projetos essenciais e
estimativas de custos.
Programas de renovação asfáltica
As cidades de Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha lançaram programas municipais que estão realizando o recapeamento das principais ruas e avenidas em 2023. A previsão de conclusão desses serviços estende-se até o segundo semestre do próximo ano.
Frota do Transcol
O Sistema Transcol de transporte coletivo recebeu neste ano um acréscimo de 140 ônibus equipados com ar-condicionado, wi-fi e tecnologia sustentável. Agora, a frota totaliza cerca de 1.600 ônibus, dos quais 740 são climatizados. O governo estadual tem como meta superar a marca de 80% dos serviços oferecidos com sistemas de ventilação até 2026.
O governador Renato Casagrande ressaltou a importância desse esforço. “Somos um estado com um dos maiores índices de ônibus dotados ar-condicionado e continuaremos investindo para proporcionar cada vez mais conforto e qualidade aos usuários do transporte público”, afirmou.