O que Casagrande leva para a COP 28 em Dubai?

0
354
Pesquisa do Instituto Paraná aponta Renato Casagrande como segundo governador melhor avaliado do país
Governador do Espírito Santo e presidente do Consórcio Verde-Amarelo, Renato Casagrande tem sido voz ativa por políticas ambientais sustentáveis - Foto por: Lucas S. Costa -Ales

Casagrande tem liderado a pauta ambiental no Brasil; Evento em Dubai reunirá grandes nomes da política ambiental

Por Robson Maia

O governador do Estado do Espírito Santo e presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, estará em Dubai, nos Emirados Árabes, para participar da 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), conhecida como COP-28, entre os dias 1º e 4 de dezembro. Uma das vozes mais ativas na pauta ambiental no Brasil, o chefe do Executivo capixaba embarca já nesta quarta-feira (29)

- Continua após a publicidade -

Nesta edição, Casagrande vai buscar acordos e estratégias para enfrentamento, mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Entre as pautas, vai anunciar o futuro Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza durante a COP 28.

“A COP é o maior evento sobre mudanças climáticas e precisamos atingir as metas, a longo prazo, mas é com ações ano a ano que chegaremos lá. O Espírito Santo levará boas ações para mostrar ao mundo e o Consórcio Brasil Verde vai fazer seu papel de articulador, para que possamos angariar recursos para que os projetos regionais saiam do papel ou ganhem escala, como é o caso do nosso Programa Reflorestar, que já tem bons resultados e queremos ampliá-lo. Estamos com bons painéis de debates para que possamos encontrar soluções inovadoras e apresentar os nossos programas de sucesso para o mundo. Este é o momento do Brasil e vamos usar nosso protagonismo no tema”, afirmou Casagrande.

O governador, que também preside o Consórcio Brasil Verde – composto por outros 21 estados brasileiros, além do Espírito Santo – vai organizar painéis de debates pelo Consórcio e será participante em outros para apresentar as iniciativas do Governo do Espírito Santo para o enfrentamento às mudanças climáticas.

Um dos projetos é o Plano Capixaba de Mudanças Climáticas, realizado em duas frentes: uma de mitigação, para diminuir o ritmo de aquecimento, além da frente de adaptação ao aquecimento global.

Durante a COP 28, será apresentado também o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN).

Como ação de adaptação, o Estado desenvolveu diversas intervenções , como melhoria de seus sistemas de monitoramento e alerta, investimentos em infraestrutura hídrica, aquisição de equipamentos de busca e salvamento para o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo e Defesa Civil. Nesta frente, será desenvolvido o Plano de Adaptação que buscará entender o

Confira os lançamentos previstos para a COP:

Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa: criação de diagnóstico da situação atual do Espírito Santo, incluindo análises do inventário de emissões existente, vocações, potencialidades, limitações e características socioeconômicas do Estado, e a definição de diretrizes globais e estratégias/caminhos tecnológicos a serem empregados, incluindo a visão dos stakeholders envolvidos.

Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza (PCSBN): orientação de ações voltadas para a emissão, validação, verificação, comercialização e registro dos créditos de carbono, visando à redução, à remoção e à captura de gases de efeito estufa (GEE), além do aumento da resiliência climática e à promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo.

O novo Programa vai operar de forma integrada com o Programa Reflorestar, o Programa Capixaba de Mudanças Climáticas, o Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa e outros programas, projetos, planos e ações do Governo do Estado que visem à implementação de instrumentos econômicos, que viabilizem a resiliência climática por meio de intervenções sistêmicas, eficientes e adaptadas localmente.

Agenda de Casagrande na COP 28

  • 1º/12 (sexta-feira)

Horário: 10h
Local: Hub Brasil
Tema: Adaptação – O painel visa debater a forma de atuação dos Estados de maneira a minimizar os riscos e aumentar a resiliência das populações mais carentes e comunidades mais vulneráveis.

Horário: 14h30
Local: Hub Iclei América do Sul
Tem: Combate ao desmatamento

  • 03/12 (domingo)

Horário: 17h
Local: Arena CNI COP 28
Tema: Apresentação do Consórcio Brasil Verde e de projetos do Espírito Santo
04/12 (segunda-feira)

Horário:9h
Local: Hub Brasil
Tema: Financiamento Climático – A discussão se concentrará em estratégias para mobilizar financiamento climático e desenvolver um mercado de carbono eficiente e justo.

Grandes nomes da política mundial participam da COP 28

Além do Papa Francisco e do Rei Charles III, da Inglaterra, grandes personalidades da política ambiental e da sociedade civil estarão presentes em Dubai.
Xie Zhenhua, representará a China, o maior emissor mundial de CO2 desde 2007. Zhenhua foi um importante personagem nas negociações que levaram ao Acordo de Paris em 2015.

A ativista “ecofeminista” Ineza Umuhoza Grace, fundadora da ONG The Green Protector em seu país, Ruanda, representará a sociedade civil no evento. Ela é a coordenadora global da “Coalizão da juventude para perdas e danos” (LDYC), que reúne jovens do sul e do norte global para exigir medidas contra as perdas e danos causados pelas mudanças climáticas nos países considerados vulneráveis.