18.8 C
Vitória
quinta-feira, 18 DE julho DE 2024

Novos vereadores de Cariacica tomam posse nesta quarta-feira

5 novos vereadores assumirão cadeiras após TRE-ES acatar denúncias de fraude à cota de gênero do PMN, PV e Cidadania

Por Robson Maia

Após recontagem de votos, o município de Cariacica conheceu os cinco novos vereadores que tomarão posse na Câmara Municipal. O cartório da 34ª Zona Eleitoral indicou que Ronildo Andrade (DC), Ilma Siqueira (PSDB), Marcos Palinha (PCdoB), Zety Araujo (eleita pelo DEM e atualmente no PSD) e Sargento Nunes (Agir) assumem as vagas.

- Continua após a publicidade -

Os novos vereadores assumem após o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) cassar o mandato de cinco vereadores no início do mês. A ação se deu após a Corte acatar denúncias de fraude à cota de gênero partidária. Por Lei, no mínimo 30% das candidaturas das chapas devem ser compostas por um gênero.

No entendimento da Corte eleitoral, o PV, Cidadania e PMN infringiram a legislação e, por isso, tiveram os votos do pleito municipal de 2020 anulados. Os vereadores César Lucas (PV), Marcelo Zonta e Mauro Durval, ambos do Cidadania, e Juares do Salão e Juquinha, ambos do PMN, perderam suas respectivas cadeiras.

Os ex-vereadores poderão recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo esta a última instância.

A posse dos novos vereadores está marcada para esta quarta-feira (29) no Plenário da Câmara dos Vereadores de Cariacica. Assumirão as cadeiras Ronildo Andrade (DC), que obteve 2.516 votos; Ilma Siqueira (PSDB) – 1.529 votos; Marcos Palinha (PCdoB) – 1.385 votos; Zety Araujo (PSD) – 1.217 votos e Sargento Nunes (Agir) – 764 votos.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA