23.9 C
Vitória
quarta-feira, 8 maio, 2024

Novembro Azul: Sejus realiza exames em internos

Internos do sistema prisional do Estado estão fazendo exames de Antígeno Prostático Específico (PSA)

Por Leulittanna Eller 

Os exames estão sendo feitos em internos acima de 45 anos desde o inicio do mês para marcar a campanha de conscientização Novembro Azul, mês que marca a prevenção do câncer de próstata.

- Continua após a publicidade -

A ação é realizada pela Secretaria da Justiça (Sejus), por meio da Gerência de Saúde Prisional, Os exames são realizados nas unidades prisionais com o objetivo de prevenir ou detectar o câncer de próstata. A expectativa é que 1.200 exames sejam realizados em 100% da massa carcerária elegível.

De acordo com a subgerente de Enfermagem do Sistema Penal, Camila Leal Cravo Duque, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

“O diagnóstico precoce faz toda a diferença para o tratamento da doença e é por isso que realizamos anualmente o exame de PSA no sistema prisional. O PSA é um exame realizado através da coleta de sangue. Caso o médico verifique alguma alteração no resultado, o paciente é encaminhado para o especialista”, explicou a subgerente de Enfermagem.

leia mais

 Os sintomas são:

Vontade de urinar frequente, com dor ou ardor;
Fluxo urinário fraco ou interrompido;
Presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
Impotência.

Fatores de risco:

Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
Estilo de vida;
Obesidade.

Novembro Azul

Novembro foi escolhido para o mês da prevenção masculina porque o dia 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) aponta que o câncer de próstata representa 29,2% dos casos de câncer nos homens no Brasil.

A prevenção e o diagnóstico precoce são os mais importantes instrumentos para o tratamento e combate do câncer de próstata. Ele é considerado o câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos, no entanto, sua evolução é lenta e pode ser diagnosticado no início, favorecendo um tratamento eficaz e a cura.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA