30.5 C
Vitória
domingo, 8 DE dezembro DE 2024

Novembro Azul: Ações de prevenção ao Câncer de Próstata

Durante o mês, os pacientes poderão agendar o exame para a detecção do câncer de próstata

O mês de novembro chegou e traz com ele a missão de conscientizar a população masculina sobre a importância da realização de exames para combater problemas de saúde, entre eles o Câncer de Próstata.

Na Prefeitura de Vila Velha, os servidores participarão de uma palestra na póxima quinta-feira (08), às 15 horas, no auditório da sede administrativa PMVV, em Coqueiral de Itaparica.

O tema da palestra será “Detecção e prevenção do câncer de próstata” que será ministrado pelo médico urologista Guilherme Campelo Lopes dos Santos. Durante o encontro, os servidores poderão esclarecer dúvidas acerca da doença.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 07 de novembro pelo site https://sistemas.vilavelha.es.gov.br/cursos.

- Publicidade -

Já a Prefeitura da Serra terá um mutirão para exame de PSA, conhecido por Antígeno Prostático Específico, nas unidades de Serra Dourada e de Cidade Continental. A programação inclui ainda palestras sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem e testes rápidos de sífilis e HIV.

Entre os dias 19 e 22 de novembro, a Unidade de Saúde de Serra Dourada promoverá um mutirão para solicitar exame de PSA para quem tem acima de 45 anos, testes rápidos de sífilis e HIV, aferição de pressão sanguínea, medição de glicose e consultas com clínico geral. Sempre das 8 horas às 11 horas.

E na Unidade de Saúde de Cidade Continental, o evento acontece no dia 21 de novembro, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas. Na unidade haverá palestras com a médica do Programa de Estratégia da Família Suelen Leal Pagano e com a dentista Anna Angélica Beccali.

Câncer de Próstata

É um tipo de câncer que ocorre na próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Se identificado já em estágio avançado, o risco de sobrevida do paciente é muito menor. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental no controle e cura da doença.

O risco é ainda maior para os homens que têm um irmão com a doença. Se o paciente tiver menos de 65 anos e mais de um parente afetado pela doença, o risco aumenta de 6 a 11 vezes.
Na fase inicial, a maioria dos pacientes não apresenta sintomas relevantes, mas podem apresentar sintomas relacionados a outra doença comum que acompanha o envelhecimento do homem, a hiperplasia prostática benigna, com sintomas miccionais leves a moderados de dificuldade miccional.
Na fase avançada, podem ocorrer sintomas mais intensos obstrutivos miccionais causado pelo crescimento local do tumor com compressão da uretra prostática.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA