- Continua após a publicidade -

Norueguesa Equinor vai usar Porto Central para transbordo de petróleo

Contrato assinado entre as duas empresas prevê operações de transbordo de petróleo no terminal de granéis líquidos do complexo portuário em construção no Sul do Estado

Por Kikina Sessa

O Porto Central e a petroleira norueguesa Equinor assinaram contrato para operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como Ship-to-Ship ou STS) no terminal de granéis líquidos do complexo portuário que está em construção em Presidente Kennedy, no Sul do Estado. 

Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura com capacidade licenciada de até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, na sua Fase 1. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação de navios de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

- Continua após a publicidade -

De acordo com a equipe técnica do empreendimento, essa estrutura vai proporcionar ganhos de escala e redução de custos logísticos, além de maior previsibilidade e confiabilidade nas operações, resultando em maior eficiência e segurança para os clientes.

Além de atender às operações de transbordo de petróleo, o Porto Central está sendo projetado como um hub de energia diversificado. O complexo contará com infraestrutura para tancagem e movimentação de outros granéis líquidos, além de áreas dedicadas ao desenvolvimento de projetos em energia renovável, ampliando sua relevância como um ponto estratégico para diferentes segmentos do setor energético no Brasil e no mercado global.

Conteúdo em Alta

Porto de Vitória: nova operação com gusa começa...
Petrobras é a grande vencedora do 5º Leilão...
USP doa navio do Instituto Oceanográfico para a...
Petróleo cai 17% em maio com perspectiva de...
ParkLog Sul: estudo para novo polo sairá em...
Porto de Vila Velha inicia operação de nova...
Findes realiza encontro em busca de fornecedores para...
Operação inédita para receber o maior navio a...
Petróleo sobe até 0,49% após acordo preliminar EUA-Irã
ParkLog: ES foca em Porto de Ubu para...

Obras da Fase 1

As obras de supressão vegetal da Fase 1 estão sendo executadas conforme o cronograma, com ações de compensação florestal em andamento, incluindo o plantio de mudas nativas do viveiro local e reintrodução de espécies em áreas aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A meta é plantar 100 mil mudas até o fim desta fase.

As próximas etapas das obras envolvem terraplanagem, implantação do canteiro de obras, produção e transporte de rochas para a construção do quebra-mar sul, instalação da central de fabricação de elementos de concreto e dragagem do canal de acesso.

- Continua após a publicidade -

A Fase 1 inclui a construção de um terminal de granéis líquidos de águas profundas, voltado ao transbordo de petróleo entre navios (“Ship-to-Ship” – STS). O modelo operacional busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, otimizar a logística e minimizar riscos ambientais, e integra a estratégia de expansão logística do Brasil, com potencial para atrair novos negócios e impulsionar o desenvolvimento regional.

Norueguesa Equinor vai usar Porto Central para transbordo de petróleo

O Porto

O projeto completo do Porto Central abrange uma área de 2 mil hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O porto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.

Leia Mais

Certificação atesta baixo risco para Portocel; saiba mais
Descubra o Victory 8B: o maior recife artificial...
Dólar sobe com temor global e pressão do...
Com R$ 2,18 bi, Porto Central inicia obras...
Vports cresce 5% com impulso da logística de...
Portocel deve receber mais dois desembarques do BYD...
Petróleo recua e WTI fecha abaixo de US$...
Entenda o que está em jogo para quem...
Evento celebra os 120 anos do Porto de...
Secretaria identifica navio que derramou óleo na Baía...

Receba notícias exclusivas no seu WhatsApp

Contéudos especiais no seu email. Receba hoje!

- Continua após a publicidade -
- Publicidade -

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 233

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Política e ECONOMIA

Matérias relacionadas

- Continua após a publicidade -