23.9 C
Vitória
quinta-feira, 20 DE março DE 2025

Norueguesa Equinor vai usar Porto Central para transbordo de petróleo

Contrato assinado entre as duas empresas prevê operações de transbordo de petróleo no terminal de granéis líquidos do complexo portuário em construção no Sul do Estado

Por Kikina Sessa

O Porto Central e a petroleira norueguesa Equinor assinaram contrato para operações de transferência de petróleo entre navios (conhecida como Ship-to-Ship ou STS) no terminal de granéis líquidos do complexo portuário que está em construção em Presidente Kennedy, no Sul do Estado. 

Com previsão de início de operação até dezembro de 2027, o Porto Central está construindo uma infraestrutura com capacidade licenciada de até 1,2 milhão de barris de petróleo por dia, na sua Fase 1. O terminal de granéis líquidos, que teve suas obras iniciadas em dezembro de 2024, permitirá a atracação de navios de grande porte, como os Very Large Crude Carriers (VLCCs).

De acordo com a equipe técnica do empreendimento, essa estrutura vai proporcionar ganhos de escala e redução de custos logísticos, além de maior previsibilidade e confiabilidade nas operações, resultando em maior eficiência e segurança para os clientes.

Além de atender às operações de transbordo de petróleo, o Porto Central está sendo projetado como um hub de energia diversificado. O complexo contará com infraestrutura para tancagem e movimentação de outros granéis líquidos, além de áreas dedicadas ao desenvolvimento de projetos em energia renovável, ampliando sua relevância como um ponto estratégico para diferentes segmentos do setor energético no Brasil e no mercado global.

LEIA MAIS
5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024 5 importantes investimentos nos portos capixabas em 2024 - Obras iniciadas, como as da primeira fase do Porto Central, e outras sendo concluídas, como as do Porto de Vitória, marcaram os investimentos no complexo…
Obras do pátio de contêineres do Imetame Logística Porto entram em nova fase Obras do pátio de contêineres do Imetame Logística Porto entram em nova fase - Empresa prepara instalação de dutos para em seguida iniciar a pavimentação do pátio de contêineres

Obras da Fase 1

As obras de supressão vegetal da Fase 1 estão sendo executadas conforme o cronograma, com ações de compensação florestal em andamento, incluindo o plantio de mudas nativas do viveiro local e reintrodução de espécies em áreas aprovadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A meta é plantar 100 mil mudas até o fim desta fase.

As próximas etapas das obras envolvem terraplanagem, implantação do canteiro de obras, produção e transporte de rochas para a construção do quebra-mar sul, instalação da central de fabricação de elementos de concreto e dragagem do canal de acesso.

A Fase 1 inclui a construção de um terminal de granéis líquidos de águas profundas, voltado ao transbordo de petróleo entre navios (“Ship-to-Ship” – STS). O modelo operacional busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, otimizar a logística e minimizar riscos ambientais, e integra a estratégia de expansão logística do Brasil, com potencial para atrair novos negócios e impulsionar o desenvolvimento regional.

Norueguesa Equinor vai usar Porto Central para transbordo de petróleo

O Porto

O projeto completo do Porto Central abrange uma área de 2 mil hectares, com profundidades marítimas de até 25 metros, e 54 berços destinados a operações que vão além do setor de petróleo e derivados. O porto foi planejado para acomodar terminais e indústrias multipropósitos para movimentação e armazenagem de granéis líquidos, sólidos, grãos, fertilizantes, minerais, contêineres, cargas gerais, gás natural, apoio offshore e estaleiros.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

Política e ECONOMIA