24.9 C
Vitória
sexta-feira, 24 maio, 2024

Museu Vale apresenta exposição imersiva sobre Leonardo da Vinci

Com entrada gratuita, mostra será realizada em Vitória

O Espírito Santo receberá a exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”, uma experiência imersiva pela vida e obra do maior gênio do Renascimento. A mostra é realizada pelo Museu Vale, com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e será apresentada pelo museu na Cidade da Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Jardim da Penha, Vitória.

Com aproximadamente mil metros quadrados e nove áreas expositivas, a mostra será aberta ao público no dia 8 de março, com ingressos gratuitos mediante agendamento, no site www.museuvale.com.

- Continua após a publicidade -

Em uma verdadeira viagem pelas invenções, experimentos e criações artísticas de Da Vinci, os visitantes conhecerão o legado e o processo criativo do artista italiano, por meio de recursos tecnológicos, objetos, painéis e ambientes audiovisuais.

“Leonardo da Vinci é inspirador pela sua incansável curiosidade pela ciência, a invenção e a criatividade. Esta exposição conecta esse gênio ao nosso tempo, com uma linguagem contemporânea e lúdica que proporciona novas vivências da cultura. Daí a sinergia com a atuação do Instituto Cultural Vale e do Museu Vale, sempre pautada pela diversidade de expressões artísticas, pela inovação e pela ampliação e fortalecimento da relação museu-escola para além dos espaços convencionais, criando novas e múltiplas experiências de aprendizagem – individuais e, principalmente, coletivas”, diz Hugo Barreto, diretor-presidente do Instituto Cultural Vale.

O reitor do Ifes, Jadir Pela, destaca a parceria: “Pensamos a Cidade da Inovação como um espaço democrático, aberto à sociedade, e voltado ao desenvolvimento do nosso estado. E a cultura é parte fundamental desse processo. Por ora, já realizamos atividades administrativas no local, portanto essa será a primeira vez que o espaço contará com uma atividade aberta ao público. E começamos com essa parceria com a Vale, que tem uma vasta experiência e vivência em entregar cultura para o estado do Espírito Santo”.​

Exposição explora interação e mostra Da Vinci visionário

A tecnologia será um dos recursos utilizados na narrativa. Numa das salas de projeções, uma animação inédita sobre a vida de Leonardo da Vinci integra as mais modernas técnicas de computação gráfica com as obras do artista, levando o público a uma experiência única. Em outro ambiente da mostra, os visitantes poderão se divertir com imagens das invenções de Da Vinci, como um protótipo do helicóptero e um carro a manivela, “saltando da tela” com o recurso de realidade aumentada.

A experiência dialoga com a linguagem atual de crianças e jovens e se expande em uma programação construída com o programa educativo do Museu Vale, ampliando as experiências de aprendizagem.

“Nascido em Florença em 1452, Leonardo da Vinci já trazia o espírito genuíno da inovação, tema tão presente na vida contemporânea. Nesta exposição, o público terá a oportunidade de conhecer o vasto e diverso repertório em vários campos da arte e do conhecimento desse gênio do período da Renascença. Da Vinci viveu numa época em que ocorriam intensas transformações que conduziam o mundo à modernidade e foi uma das figuras mais significativas do seu tempo”, destaca o diretor do Museu Vale, Ronaldo Barbosa.

Onde Leonardo viveu, com quem se relacionou, como construiu a sua carreira, quais são os mistérios e as histórias em torno de suas obras, como Mona Lisa e A Última Ceia. Tudo isso o público é convidado a compreender ao vivenciar a experiência e conhecer um pouco mais a mente inquieta do homem que lançou as bases para algumas das invenções mais notáveis da sociedade moderna, como o automóvel e o submarino, e que pintou uma das obras de arte mais valiosas e visitadas do mundo, a Mona Lisa.

Além de abordar as diferentes áreas de interesse de Leonardo da Vinci, como a física, botânica, geometria, anatomia e, claro, a arte, a exposição explora novas formas de interação e evidencia como o artista foi um verdadeiro visionário.

A exposição tem concepção e produção da EKO.ag, agência de comunicação e entretenimento. “Nesta exposição, apresentamos ao público, de forma leve, divertida, educativa e explorando novas formas de produção tecnológica, como Leonardo da Vinci foi um homem revolucionário. Suas invenções se mantêm relevantes até hoje, mais de 500 anos depois de sua morte”, destaca Thiago O Carvalho, curador da exposição e diretor executivo da EKO.ag.​

Programa Educativo e formação de jovens aprendizes

O Programa Educativo do Museu Vale vai explorar curiosidades sobre Da Vinci e mostrar como suas criações são incorporadas à nossa cultura até hoje. Também podem ser agendadas visitas mediadas, por escolas e grupos, de terça a sábado. A programação educativa no local da exposição vai incluir ainda o workshop “Asas da Imaginação”, que compartilhará o conhecimento artístico-científico do mestre renascentista.

No processo de montagem da exposição, o Museu Vale também ofereceu oportunidade de formação na área de produção cultural para jovens da região. Na edição 2023 do Programa Aprendizes, jovens entre 15 e 18 anos receberam orientação teórica e prática relacionada às etapas de montagem e expografia, participando dos bastidores da produção de “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.

São mais de 450 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal entre 2021 e 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com programação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.

Serviço

Exposição “O Extraordinário Universo de Leonardo da Vinci”
Período: de 8 de março a 30 de abril de 2023
Local: Cidade da Inovação do Ifes
Endereço: Avenida Anísio Fernandes Coelho, nº 1260 – Jardim da Penha – Vitória (ES)
Visitações: terça a sexta-feira, das 8h às 17h (início da última sessão às 16h), e aos sábados e domingos, das 10h às 18h (início da última sessão às 17h)
Agendamento gratuito no site: www.museuvale.com
Grupos escolares: Educativo Museu Vale – (27) 99252 7525
Entrada gratuita
Classificação livre

Com informações da Assessoria de Imprensa do Museu Vale

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -