26 C
Vitória
sexta-feira, 17 DE janeiro DE 2025

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos

Descubra Muqui, um destino repleto de história, manifestações culturais e gastronomia

Por Jessica Coutinho 

Charmosa, histórica e repleta de cultura, Muqui está a 170 km de Vitória e guarda memórias que remontam ao final da década de 1840. Foi nessa época que imigrantes do Vale do Paraíba chegaram à região em busca de terras para expandir a produção de café. Com clima favorável e solo fértil, diversas fazendas começaram a surgir, e o local ficou conhecido como “Arraial dos Lagartos”.

O nome curioso, segundo relatos populares, surgiu devido à grande quantidade de lagartos que se abrigavam sob as pedras da região. Confira o guia turístico completo para conhecer esse município encantador: 

Igreja Matriz São João Batista

Muqui. Aonde Ir
A igreja matriz foi construída obedecendo a arte bizantina – Foto: Hilquias Darcley

A Igreja Matriz São João Batista, localizada no coração de Muqui, é um marco de fé e arquitetura. Seus vitrais, produzidos em São Paulo e no Rio de Janeiro, e as pinturas do artista italiano Giuseppe Irlandini, realizadas na década de 1940, encantam os visitantes. A paróquia foi oficialmente criada em 1924 pelo bispo do Espírito Santo, D. Benedito Paulo Alves de Souza, e seu primeiro vigário foi o padre José Bernardino.

- Publicidade -

A construção atual, iniciada em 1936, levou 25 anos para ser concluída e é a terceira versão da igreja, erguida sobre as anteriores. O destaque fica para a capela-mor, com cenas da vida de São João Batista, pintadas por Irlandini em uma área de 150 m², incluindo o teto em forma de cúpula. A igreja também integra a Praça Geraldo Vianna, que foi palco de inovações como a instalação da canalização de água e da iluminação pública na vila.

Sítio Histórico

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Sítio Histórico de Muqui. Foto: Fabrício Lima.

Entre as décadas de 1920 e 1930, o ciclo do café trouxe prosperidade a Muqui, impulsionando a construção de mansões inspiradas na arquitetura europeia, que marcava a cultura e as artes da época. Esse conjunto urbano tornou-se um dos maiores exemplos de arquitetura eclética no Brasil.

O Sítio Histórico de Muqui conta com 186 imóveis tombados, representando cerca de 60% do patrimônio histórico do Espírito Santo. O tombamento municipal ocorreu em 1999, e o estadual foi oficializado em 2012. Caminhar pelas ruas do sítio é como voltar no tempo, em um cenário que reflete a riqueza cultural e histórica do período áureo do café.

Manifestações culturais

Muqui, no Espírito Santo, é um verdadeiro reduto de manifestações culturais que encantam moradores e visitantes. Durante o Carnaval, a cidade celebra o único “Boi Pintadinho” do Brasil, uma tradição que chegou do Rio de Janeiro pelo sul do estado e se expandiu por municípios vizinhos, antes de se adaptar aos folguedos carnavalescos locais.

Outro destaque cultural de Muqui é o Caxambu, também conhecido como jongo, batuque ou tambu, uma herança afrodescendente marcada por cantos, danças e rimas embalados pelo som de tambores, organizado há mais de 170 anos pela Família Rosa no bairro São Pedro, também chamado de “Morro do Querosene”. Reconhecido como Patrimônio Cultural pelo IPHAN, o Caxambu reflete a forte identidade da comunidade local. Já a Folia de Reis, com sua riqueza religiosa e folclórica, leva alegria às ruas e lares entre 24 de dezembro e 6 de janeiro, reforçando a conexão da cidade com essa tradição nacional.

Gastronomia

Point Central Music Bar

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Lanche artesanal do Point Central Music Bar em Muqui. Foto: Reprodução/ Instagram.

O Point Central é o lugar ideal para aproveitar uma boa noite com os amigos. O local oferece chopp, drinks, petiscos, porções, lanches artesanais, karaokê e música ao vivo, tudo isso em um ambiente aconchegante e super instagramável.
Serviço: R. Viêira Machado, Centro, Muqui. De quarta a domingo, a partir das 18h.
Contato: @pointcentralmusicbar

Mercado Regional dos Vales e Café

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Mercado Regional dos Vales e Café. Foto: Reprodução/ Instagram.

O espaço foi criado para que produtores e agricultores da cidade possam expor seus trabalhos, como artesanatos, doces, biscoitos, cervejas, cafés especiais e até flores. Além disso, o local oferece apresentações musicais ao vivo às quintas e sextas-feiras.
Serviço: R. Bernadino Monteiro, 57, Centro, Muqui. Funcionamento toda quinta, sexta e sábado, a partir das 18h
Contato: @mercadoregionaldosvalesecafe

Raboni Gourmet

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Lanche do Raboni Gourmet. Foto: Reprodução/ Instagram.

O restaurante oferece lanches e pizzas, ambos muito bem recheados. Os lanches seguem o estilo gourmet, com opções feitas com carne especial, cebola caramelizada, bacon defumado, costelinha e muito mais. Já as pizzas seguem uma linha mais tradicional, preservando o sabor e a qualidade.
Serviço: R. dos Operários, 6, Conj. Bnh, Muqui. De terça a domingo, das18h30 às 22h
Contato: (28) 99911-2822 ou @rabonigourmet

Onde ficar

Sítio Flor e Café

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Angú de banana com galinha caipira e couve crispy do Sítio Flor e Café. Foto: Reprodução/ Instagram.

O sítio oferece opções simples, porém bem planejadas. O Flor e Café funciona como um “cama e café”, mas também oferece opções de almoço. Além disso, conta com trilhas, produção de café especial, flores tropicais e comestíveis, geleias e banana chips. O sítio é completamente cercado pela natureza e flores, que estão presentes na decoração e até nos pratos servidos. Um dos serviços oferecidos aos visitantes, tanto aos hóspedes quanto aos que estão de passagem, é o Café com Flores, onde é possível apreciar um delicioso café da manhã em um deck, em meio às árvores. Apenas com agendamento prévio, após o café, é possível participar de uma aula de produção de arranjos.
Serviço: ES-289, Pratinha, Muqui. Sábado e domingo das 8h às 28h
Contato: (28) 99943-9906 ou @sitioflorecafe

Recanto Christófori

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Recanto Christófori. Foto: Reprodução/ Instagram.

O sítio possui chalé, cabana e bangalô. O espaço atrai muitos turistas e casais recém-casados, além de ser usado como cenário para fotos. Conta com piscina, café da manhã completo, banheira, rede e muito mais.
Serviço: ES-289, Morubia, Muqui. 
Contato: (28) 99943-7616 ou @recantochristofori 

Guest House Tânia Alves

Muqui: confira guia com os principais pontos turísticos
Acomodações na Guest House Tânia Alves. Foto: Reprodução/ Instagram.

A Guest House Tânia Alves oferece um bangalô exclusivo, imerso na Mata Atlântica, perfeito para quem busca tranquilidade e conforto em meio à natureza. Construída com madeira de demolição e vidro, a casa combina design sofisticado e detalhes rústicos, criando uma atmosfera acolhedora e elegante. O espaço conta com comodidades de luxo, como piscina/hidro aquecida com vista para a mata, sauna, lareira, churrasqueira, ar-condicionado, Wi-Fi privativo, TV e café da manhã especial.
Serviço: ES-289, Pratinha, Muqui.
Contato: (28) 99947-7301 ou @guesttaniaalves 

Como chegar

A distância entre Vitória e Muqui é de aproximadamente 170 km, seguindo pela BR-101, com tempo estimado de viagem de carro de 2h49min. No momento, não existem rotas de ônibus disponíveis saindo de Vitória até o município.

*Este destino está presente no livro 140 Destinos Incríveis no Espírito Santo, publicado pela Next Editorial. Para acessar o conteúdo completo, clique aqui. O material foi elaborado com cuidado para oferecer uma experiência única de descoberta e aventura pelas diversas regiões geográficas do nosso estado.

LEIA MAIS
A Pedra do Elefante fica dentro da Área de Proteção Ambiental Estadual de mesmo nome. Foto: Luiza Maklouf Pedra do Elefante reúne história e natureza em Nova Venécia - A cerca de 250 km da capital, o conjunto rochoso da Pedra do Elefante fica dentro de uma Área de Proteção Ambiental de Mata Atlântica…
Aldeias de Aracruz: etnoturismo e cultura ancestral no ES Aldeias de Aracruz: etnoturismo e cultura ancestral no ES - As aldeias de Aracruz oferecem uma imersão na cultura indígena Guarani e Tupinikim, com atividades que unem tradição, natureza e aprendizado

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 225

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA